INAUGURAÇÃO E REFORMA DAS CRECHES

INAUGURAÇÃO E REFORMA DAS CRECHES

quinta-feira, 2 de março de 2023

BRASIL | MUNICÍPIOS Programa Previdência Sustentável: inscrições abertas até esta sexta-feira (3)

A divulgação dos municípios classificados no programa está prevista para o dia 10 de março

As inscrições para o Programa Previdência Sustentável estão abertas até esta sexta-feira (3). A iniciativa, lançada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), tem o objetivo de prestar apoio técnico às prefeituras no sentido de reformar seus fundos previdenciários e promover melhor rentabilidade.

Segundo a analista de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Maura Caixeta, o programa fará um diagnóstico dos problemas que impactam o déficit previdenciário dos municípios. Para isso, a CNM lançou um edital com a ideia de fazer um projeto piloto com 60 municípios que possuem regimes de previdência social próprios. 

“Depois, o convênio pretende implementar e orientar as ações que possam enfrentar o desequilíbrio do regime de previdência social próprio dos municípios no curto, médio e longo prazos. Podem ser entre essas sugestões, o aporte de ativos, reduções de despesas e novas fontes de receitas”, completa Caixeta. 

O convênio também pretende implementar um consórcio de gestão de previdência social próprio, o que possibilitará a redução dos custos administrativos e melhorar a qualidade de gestão dos benefícios dos ativos.

A analista lembra que, apesar de a gestão ser conjunta, os recursos arrecadados e os benefícios pagos continuam sendo de cada município.“O convênio ainda tem como objetivo alocar parte dos ativos financeiros em projetos de infraestrutura urbana e de desenvolvimento local, ou seja, vamos por meios de reestruturação de fundos de investimento que possam vir gerar mais rentabilidade e baixo risco para atender os municípios e, assim, a gente promove o desenvolvimento, mais receitas, e contribuímos mais para o círculo virtuoso do desenvolvimento”, explica. 

Confira as datas do programa:

  • 3 de março - encerramento das inscrições
  • 10 de março- divulgação do resultado final
  • 27 e 28 de março - lançamento do projeto em Brasília na programação da XXIV Marcha

O advogado trabalhista César Lima destaca que a intenção do programa é otimizar a gestão dos regimes próprios de Previdência Social dos Municípios, melhorando os investimentos das prefeituras.


“Criar consórcios para a gestão desses fundos, o que diminuiria o custo para as prefeituras. Elas se consorciariam e teriam gestão única dos seus regimes próprios de previdência social”, explica.

Para mais informações sobre candidatura, acesse o site previdenciasustentavel.cnm.org.br/oprojeto

Veja Mais:

Frente Parlamentar da Agropecuária luta contra alguns pontos da reforma tributária

IPCA-15 em fevereiro é de 0,76%; produtos e serviços seguem em alta
 



Fonte: Brasil 61

Nenhum comentário:

Postar um comentário