REDE TV COMERCIO

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza 2º mutirão de assistência para pessoas com necessidades especiais

 

29/09/2022 06:57 em GOVERNO MUNICIPAL - Águas Lindas de Goiás

Nesta terça-feira (27), a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Vila São Cottolengo, iniciou o segundo mutirão de assistência para pessoas com necessidades especiais, serão três dias de atendimento, com prescrições de cadeiras de rodas, órteses, próteses, aparelhos auditivos e calçados ortopédicos.

A cerimônia de abertura do mutirão, contou com a presença do Prefeito Dr Lucas Antonietti, Vice-prefeito Jorge Amaro, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Luís de Aquino, Presidente do movimento Pró Acessibilidade, José Ribamar, Supervisora do CER III da Vila São Cottolengo, Luciana Alves, Vereador Zezito Moura e a Superintendente de Atenção à Saúde, Nancy Quirino.

A Vila São Cottolengo, referência no tratamento de pessoas com deficiência, está responsável em promover os atendimentos, o objetivo dos multrões é proporcionar, de forma prática e rápida, serviços que antes só eram possíveis em Goiânia.

O Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Luís de Aquino, destacou a importância dos serviços que agora estão sendo prestados para a população que necessita dos atendimentos.

“Os cadeirantes recebem em casa toda a medicação, fraldas remédios, sondas, não tem mais aquela questão do deslocamento de terem que sair das suas residência, muitas vezes enfrentando ônibus lotado para buscar o material, a determinação do nosso prefeito foi para que eles recebem em casa, e eles estão recebendo e casa”, completou.

Para o Presidente do movimento Pró Acessibilidade, José Ribamar, é um momento de vitória para o movimento.

“Nós começamos em 2005, levando 1 pessoa por vez, e hoje chegamos ao ponto de não dar conta de levar até Goiânia, por conta da quantidade de pessoas alcançadas, hoje nós vamos está atendendo aqui a média de 90 pessoas, para fazerem as medidas, nós temos pacientes mais debilitados, a vinda da equipe para cá facilitou para conseguirmos atender em 3 dias uma média de 100 pacientes.

Na ocasião o Vice-Prefeito Jorge Amaro, destacou o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido.

“Hoje está sendo oferecido no nosso município esse atendimento e apoio que nunca houve antes, e por determinação do prefeito, que é médico e tem experiência em cuidar de pessoas”, pontuou.

A Supervisora do CER III da Vila São Cottolengo, Luciana Alves, parabenizou a iniciativa da prefeitura.

“Quem dera se todo município tivesse um prefeito que abraçassem essa causa, não é fácil sem essa parceria a gente não conseguiria realizar esse trabalho”, disse.

O Prefeito Dr Lucas Antonietti, destacou a importância do projeto para o município.

“Eu tive a oportunidade de rodar no meu internato médico em alguns períodos na Vila São Cotollengo e eu sei como é uma instituição séria, que trabalha levando o bem. Criamos a Secretaria da pessoa com Deficiência, justamente para diminuir essas dificuldades, nosso papel é melhorar e facilitar essas dificuldade, seja com fornecimento de materiais, seja com calor humano, realmente precisamos ter um olhar clínico e um olhar humano e é isso que nós estamos trazendo e tentando entregar para os nossos pacientes”, completou.

Para Edvania Miranda, mãe do pequeno Miguel que sofre de paralisia cerebral, é uma grande conquista para o seu filho.

“Esse projeto é uma benção, já tem mais de 3 anos que meu filho esperava uma cadeira de rodas pelo Distrito Federal e agora com apenas 6 meses meu filho já conseguiu”, comemorou.

Atendimentos

Na ocasião, foram distribuídas 8 cadeiras de rodas, de pacientes que já haviam tirado as suas medidas. Com a realização do mutirão, aproximadamente 90 pessoas serão atendidas, levando mais comodidade à população e orientações, com foco na inclusão da população com deficiência.

Serão 3 dias de mutirão, a equipe da Vila São Cottolengo vai tirar as medidas para os pacientes que necessitam de cadeiras de rodas, órteses, próteses, aparelhos auditivos e calçados ortopédicos, o prazo para a entrega é de até 60 dias.

Secom – Secretaria Municipal de Comunicação

Jornalista: Larissa Nunes (DRT – 0004118/GO)

Fotos: Beto Castanheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário