O Programa Bem Estar Animal, da Prefeitura Municipal de Águas Lindas, realizou na ultima quarta-feira(21) a cerimônia de apresentação do projeto, “Meu Bicho, meu amigo” na escola Municipal Med-Guão, o objetivo principal  do projeto é educar as crianças acerca do cuidado com os animais.

Estiveram presentes, o Vice-prefeito Jorge Amaro, Secretário Municipal de Gestão Estratégica, José Olivio Chaves, Secretário Municipal de Educação, Evandro Silva, Secretário Municipal de Economia, Nilton Eduardo, Secretário de Governo, Paulo Antonietti, Diretora Escolar, Ana Cristina, Responsável Técnica do Programa Bem Estar, Dra Maria de Fátima, Vereador Zezito Moura, Secretários Municipais, vereadores, professores, alunos e a equipe de veterinários do projeto. 

O Projeto “Meu Bicho, meu amigo”, foi desenvolvido pelos profissionais do Programa Bem Estar Animal, o intuito é trabalhar junto das escolas municipais, para oportunizar as crianças a terem contato com alguns animais e conscientizá-las da importância acerca dos cuidados básicos com seus animais de estimação, proporcionando o desenvolvimento de sentimentos positivos em relação aos animais, e valores como  respeito, proteção e valorização. 

O Projeto chama a atenção para um número expressivo de maus tratos aos animais, e busca conscientizar a população na tentativa de mudar essa realidade, explorando acerca do respeito e o cuidado que se deve  ter com o meio ambiente e com os seres vivos. Inicialmente será realizado nas escolas, e posteriormente se estenderá para outros locais, como Universidades e escolas particulares.  

A Diretora da escola, Ana Cristina, destacou a importância do projeto e desse olhar com os animais,

“Aqui na escola nós adotamos uma cachorrinha, a Belinha, que cuida da nossa segurança, é muito amistosa, e hoje, nós estamos aqui para aprender a cuidar melhor dos nossos animais, agradeço essa administração que tem feito a diferença na nossa cidade, que tem tido esse olhar humanizado para cuidar não somente dos seres humanos, mas também dos animaizinhos”, disse.

Para a responsável técnica do Programa Bem Estar, Dra Maria de Fátima, é uma grande honra estar à frente do projeto. 

“Hoje damos mais um passo desse lindo projeto educacional, sobre os cuidados que devemos ter desde pequeno com os nossos animais, é um projeto muito bonito, nós estamos trabalhando com os cachorros de rua, com vacinação dentro do canil municipal. No nosso país tem um expressivo número de maus tratos aos animais, queremos conscientizar a população para evitar que isso aconteça”, completou.

O Vice-prefeito Jorge Amaro, pontuou que a educação é ponto de partida para tudo.

“Tudo começa nas crianças, se a gente trabalhar tudo a partir das crianças, com certeza o nosso mundo será bem melhor, a educação faz diferença em todos os sentidos. É um prazer estar aqui participando desse projeto, tenho também meu bichinho que gosto muito, os animais também têm coração e sentimento, não podemos abandonar os animais, nem maltrata, temos que dar comida, água, carinho, levar para passear, o nosso bicho é o nosso amigo”, disse.

O Secretário de Educação, Evandro Silva, parabenizou o programa pela iniciativa. 

“Nós fomos procurados pelo programa Bem Estar Animal, para falar sobre o projeto nas escolas “Meu Bicho, meu amigo”, com a missão de levarmos esses cuidados com os animais  para as escolas, nós vamos abraçar esse projeto e plantar essa semente, para cuidarmos dos nossos bichinhos e levar isso aos quatro cantos da cidade”, disse.

Palestras

Na ocasião, os alunos receberam palestras da equipe de veterinário do programa, conscientizando sobre como tratar os animais de estimação, com orientações sobre alimentação, higiene, vacinação, e afetividade com os bichinhos. A apresentação contou com a ilustre participação dos mascotes do projeto, Tina e Caramelo, que levaram muita alegria e diversão para a criançada. 

Parceiros do Projeto

O Projeto será executado pela Prefeitura Municipal de Águas Lindas, através do Programa Bem Estar Animal e contará com a parceria das seguintes Secretarias: 

 Secretaria Municipal de Educação;

Secretaria Municipal de Agricultura;

Secretaria Municipal de Meio Ambiente;

Secretaria de Gabinete;

Escolas Municipais

Corpo de Bombeiros;

Polícia Militar

Secretaria Municipal de Trânsito Terrestre

O Projeto será feito por etapas de acordo com as escolas atendidas. Em dezembro será realizado um evento de encerramento da primeira fase com uma exposição do que foi desenvolvido até o momento.

É o Governo Municipal trabalhando para você!

Prefeitura de Águas Lindas de Goiás!

Um novo tempo.

Secom – Secretaria Municipal de Comunicação

Jornalista: Larissa Nunes (DRT – 0004118/GO)

Fotos: Tiago