REDE TV COMERCIO

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Secretaria de Saúde promove mutirão de Exame de Glaucoma




A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, através da Secretaria Municipal de Saúde está provendo entre os dias 06 e 9 de maio, na Policlínica, exames para diagnosticar a Glaucoma que hoje se constitui em uma das maiores causas da cegueira no mundo.  
Nos dois primeiros dias, mais de cem pessoas já haviam procurado o oftalmologista para diagnóstico. Segundo Solange Almeida, Ouvidora da SMS, a marcação do exame e os outros procedimentos são feitos no local, durante o expediente normal. 
“Glaucoma descreve um grupo de condições de olho que afetam a visão. Pode afetar ambos os olhos e cada olho pode progredir em uma maneira variável. A Glaucoma ocorre geralmente se há um bloqueio nas câmaras de ar de drenagem (malhas dentro do olho. Isto impede o fluxo e a drenagem e acumula a pressão dentro do olho. A Alta pressão dentro do olho conduz para danificar ao nervo ótico e às fibras de nervo da retina”, declara a Superintendente da Atenção à Saúde, Enfermeira Sueli que juntamente com o secretário Willem Madison, acompanha de perto os trabalhos na Policlínica.
A enfermeira informou ainda que os sintomas da doença podem ser de instalação aguda ou súbita. Há dor intensa nos olhos, vermelhidão dos olhos, grave dor de cabeça e sensibilidade ao redor dos olhos, halos ou arco-íris como padrão em torno de luzes na visão, visão turva, e rapidamente progredindo perda de visão em um ou ambos os olhos.
O ataque agudo pode durar de uma a duas horas antes de desaparecer novamente. Mas cada vez que os sintomas ocorrem a visão é danificada em maior medida. Ângulo agudo fechamento ataques de glaucoma é uma emergência médica. A Glaucoma pode ser tratada com as gotas de olho que contêm medicamentações. Em alguns casos o tratamento ou a cirurgia do laser são usados igualmente para o tratamento.
As visitas Regulares ao oftalmologista para a detecção de sinais adiantados da glaucoma podem ajudar a impedir o agravamento da glaucoma.
Tipos de glaucoma
Há quatro tipos principais de glaucoma. Estes incluem:
• Glaucoma Crônica do aberto-ângulo - este é o tipo o mais comum de glaucoma e torna-se muito lentamente.
• Glaucoma Preliminar do ângulo-fechamento - este é um tipo raro e ocorre lentamente. Isto pode igualmente tornar-se ràpida com um acúmulo repentino, doloroso da pressão no olho.
• Glaucoma Secundária - Isto ocorre após uma outra condição do traumatismo ou da doença. A glaucoma Secundária pode ser considerada após um ferimento de olho ou uma outra condição de olho tal como o uveitis.
• Glaucoma Congenital - Isto é raro e é visto no nascimento ou torna-se imediatamente depois do nascimento.
Texto e fotos: Alberto Pessoa - Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário