terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Hildo e Jiribita participam do II Encontro Nacional de Prefeitos



Começou ontem (28) o II Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O evento que vai até o dia 30 de janeiro, conta com várias palestras e oficinas para os prefeitos, secretários e vereadores.
Durante o dia de ontem (28), o prefeito de Águas Lindas de Goiás Hildo do Candango e o seu vice Luiz Alberto, conhecido como Jiribita participaram de várias reuniões que aconteceram no Salão do Hotel San Marco.
Conduzida pelo prefeito de Aparecida de Goiânia (GO), Maguito Vilela, a primeira reunião foi do g-100, que é formado por municípiosde médio e grande porte, com pouca receita e muitos desafios, pois são cidades pobres, com baixa capacidade de geração de emprego, baixa arrecadação de tributos próprios. Nesse encontro os prefeitos conheceram as diretrizes do Programa Nacional de Microcrédito (Crescer) e programas de microcrédito da Caixa Econômica Federal, que será adotado em parceria com os municípios.
De acordo com o prefeito Hildo, é importante essa união entre os municípios, pois juntos é mais fácil buscarrecursos junto as esferas do Governo, já que Águas Lindas é uma cidade que requer bastante atenção dos Governos Federal e Estadual.
Ao final da reunião, os prefeitos assinaram o Contrato com a Delegação da União Europeia no Brasil para o Fortalecimento das Ações Públicas do g-100.
À tarde, ainda no Hotel San Marco, Hildo e Jiribita participaram de uma reunião com o representantes do Ministério da Saúde, onde foi discutida as reivindicações dos prefeitos da Frente Nacional de Prefeitos, por mais médicos para o SUS. A principal exigência dos prefeitos, é o aumento do número de vagas em cursos de medicina, e abertura de novas faculdades que é uma solução a longo prazo, e curto prazo o que se quer é a contratação de médicos formados em outros países.
Segundo o vice-prefeito de Águas Lindas, Luiz Alberto Jiribita, o que pode resolver o problema da saúde é o investimento. “Se aumentar o investimento, grande parte desses problemas que existem hoje se resolvem”, indagou.
Por volta das 18h, a presidenta Dilma Rousseff, abriu oficialmente o Encontro Nacional dos Prefeitos. Hildo e Jiribita também participaram da abertura. Dilma, anunciou R$ 66,8 bilhões de recursos para investimentos dem diferentes áreas, como saneamento, pavimentação e mobilidade.
Saiba mais
Participaram da reunião do g-100, vários prefeitos de municípios goianos como Valparaíso, Novo Gama, Planaltina, Trindade e de outras regiões do país.
Por Fabiana Fernandes / Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: Antônio Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário