REDE TV COMERCIO

terça-feira, 25 de abril de 2023

Atendimento na UPA Mansões Odisséia cresce 17,36% no primeiro trimestre de 2023


 Casos respiratórios e dengue são as principais doenças diagnosticadas na UPA 24h


No primeiro trimestre de 2022 foram registrados 23.837 atendimentos, enquanto, em 2023, este número foi de 27.976, ou seja, um crescimento de 17,36%. Com isso, a UPA Mansões Odisséia, em Águas Lindas de Goiás (GO), opera acima do pactuado.

Atualmente, o pactuado é que a unidade de saúde atende por mês, 7.875. Neste caso, a média diária de atendimentos na UPA 24h é de 258 usuários do SUS — Sistema Único de Saúde.

Mas, por conta da alta demanda na rede de saúde brasileira, a UPA Mansões Odisséia está atendendo bem mais do que o previsto, com 27.976 atendimentos nos meses de janeiro a março deste ano.

“Entendemos que cada pessoa sente a necessidade de ser atendido primeiro. Mas aqui, na UPA, nós realizamos o atendimento seguindo a classificação de risco, onde todos os pacientes são atendidos de acordo com a gravidade do seu caso”, destacou a diretora-geral da UPA Mansões Odisséia, Narita Brito. Augusto Leão Bucar, diretor-técnico da unidade, explicou também que “mesmo com o fluxo intenso, todas as pessoas acolhidas na UPA Mansões Odisséia recebem o devido atendimento".

O que tem levado o paciente até a UPA Mansões?

Segundo o diretor-técnico, Augusto Leão Bucar, duas situações explicam o crescimento da demanda na instituição: doenças respiratórias e a dengue.

Para se ter uma ideia, de janeiro a março de 2023 foram registrados 2.879 casos de doenças respiratórias. De dengue, foram 3.092. Comparando ao mesmo período do ano passado, o crescimento do primeiro foi de 45,62% e do segundo, 35,5%.

O motivo para a incidência dessas doenças, conforme o médico Augusto Leão Bucar, é que em todo Brasil há um surto de doenças respiratórias, como gripe, rinite, asma, e também, das arboviroses, como a dengue, que têm o seu período de crescimento no primeiro trimestre.

Como é definido quem será atendido primeiro?

A UPA Mansões Odisséia é uma unidade de atendimento de urgência e emergência adulto e infantil. Ela é uma porta de entrada do SUS – Sistema Único de Saúde. E a exemplo das demais unidades do seu perfil no Brasil, o atendimento segue a classificação de risco. O que isso significa?

São atendidos primeiro os usuários mais graves. No caso, ao chegar na UPA, a pessoa passa por uma classificação de risco e recebe uma pulseira. É ela que vai orientar a ordem de atendimento do paciente.

Essa classificação é feita por um enfermeiro, que segue um protocolo assistencial que estabelece os critérios a serem considerados. São avaliados critérios sintomáticos como: pressão arterial, febre, dores ou sangramentos presentes. E a cor da pulseira indica o nível de urgência e emergência do paciente, como segue abaixo:

Pulseira Vermelha: são destinadas aos casos considerados gravíssimos, com necessidade de atendimento imediato;

Pulseira Laranja: são casos muito urgentes. Eles são graves, com risco significativo, e o atendimento precisa ocorrer em até dez minutos;

Pulseira Amarela: são casos de gravidade moderada. Necessita de atendimento rápido, mas pode aguardar. Quando a unidade está com uma demanda normal, o atendimento acontece em até uma hora. Em casos de alta demanda ou superlotação, esse prazo pode aumentar;

Pulseira Verde: são casos considerados pouco urgentes, com baixo risco de agravamento da saúde e, por isso, podem aguardar atendimento. Quando a unidade está funcionando normalmente, o atendimento ocorre em até duas horas. Agora, em dias de alta demanda ou superlotação, o tempo de espera pode ser impactado;

Pulseira Azul: são para os casos livres de agravamento da saúde. Esses casos, inclusive, podem ser encaminhados para uma UBS — Unidade Básica de Saúde. Em dias de funcionamento normal, esperam até quatro horas. Agora, em dias de superlotação ou alta demanda, o tempo de espera pode ser bem maior.

Sobre a UPA Mansões Odisseia

Em Águas Lindas de Goiás, a UPA 24 horas – Unidade de Pronto Atendimento Mansões Odisséia é a responsável por acolher adultos e crianças em situações de risco de urgência e emergência.

Para isso, ela conta com equipes multidisciplinares completas e qualificadas. A equipe médica é composta por generalistas, que atuam em urgências e emergências. Ao todo, diariamente, são sete médicos atuando em dois turnos, sendo quatro na equipe dia. E os outros três, na equipe da noite.

A unidade está sempre de portas abertas,  inclusive nos feriados e finais de semana, acolhendo prioritariamente as ocorrências de saúde dos moradores de mais de dez bairros de Águas Lindas de Goiás.

Pertencente à rede de saúde do município, a UPA Mansões Odisseia é gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania e fiscalizada pela Prefeitura de Águas Lindas, por meio da Secretaria da Saúde.

 Crédito: Divulgação/ISAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário