sexta-feira, 22 de março de 2013

Audiência Pública discute o Orçamento Participativo


O vice-prefeito Luiz Alberto Jiribita afirmou que a discussão aberta é muito importante para o município.
O governo Hildo do Candango tem se preocupado em ouvir a população sobre a administração da cidade, prova disso aconteceu hoje (22) a Audiência Pública do Orçamento Participativo, que tem como finalidade ouvir as sugestões e reivindicações da comunidade e das autoridades do município para elaboração da Proposta Orçamentária do município.
A audiência aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, e teve como relator o secretário de Planejamento Nilson Serafim, conhecido como Nilsinho, que explicou como funciona o planejamento do orçamento.
Representando o prefeito Hildo do Candango, o vice-prefeito Luiz Alberto Jiribitaafirmou que a discussão aberta é muito importante para o município. Falou inclusive que o governo do prefeito Hildo do Candango está empenhado para solucionar os problemas da comunidade, citando a questão dos construtores que ficaram proibidos de fazer mais unidade habitacionais na cidade, lembrando que essa determinação veio da presidenta Dilma Rousseff, e para isso Hildo enviou para Dilma uma carta expondo as reais necessidades da cidade de Águas Lindas.
“Sem falar dos R$ 100 milhões que serão disponibilizados pelo Ministério das Cidades, para saneamento básico. E quem vai gerenciar essa verba a prefeitura, que vai abrir licitação e acompanhar as obras”, afirmou Jiribita.
Para o secretário de Administração e Finanças, Aderson Teixeira, a participação da comunidade é o que faz essa audiência ser tão importante. O presidente da Câmara, Evandro do Rainha da Paz, afirmou que esse tipo de audiência é muito importante, pois convida o povo para participar de assuntos tão essenciais para o município.
Vários temas foram abordados como a falta de iluminação, da precariedade na área da saúde, da falta de saneamento básico e infraestrutura. O frei Gilberto Rodrigues, da Paróquia São Maximiliano, pediu melhorias na saúde, e também uma casa para cuidar dos dependentes químicos, pediu ainda a construção de quadras para a prática de esportes. Segundo ele, a cidade necessita de muitas benfeitorias.
Ao final da audiência, todas as sugestões vindas da comunidade e de seus representantes, foram colocadas na ata e assinadas pelos representantes. E após isso, será levada para discussão e assim elaborar a Proposta Orçamentária, que vai vigorar nos anos de 2013 a 2017.Estiveram presentes os secretários de Obras Vicente Manoel, de Indústria Comércio e Turismo Nilson Formiga, de Saúde Willem Madison, da Habitação Otávio Rodrigues, de Educação Silvério Correa. Os vereadores Zezito Moura, Rogemberg Barbosa, Natália, Carlinhos do Super Mais, Luís de Aquino, Irísmar, Aloísio da Artec, além de representantes de ONGs, Associações e comunidade em geral.
Saiba mais
PPA: Plano Plurianual, lei que prevê a arrecadação e os gastos em programas e ações para um período de quatro anos.
LDO: Lei de Diretrizes Orçamentárias, que estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro, orienta a elaboração do orçamento e faz alterações na Legislação Tributária.
LOA: Lei Orçamentária Anual, estima receitas e fixa despesas para um ano, de acordo com prioridades contidos no PPA e LDO, detalhando quando será gasto em ação e programa.
Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: Antonio Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário