REDE TV COMERCIO

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

ECONOMIA Começa pagamento do abono salarial PIS-Pasep; veja calendário

 

A estimativa é que cerca de 22,9 milhões de trabalhadores recebam o benefício

Os pagamentos do abono salarial PIS-Pasep de 2023, que é referente ao ano-base 2021, começaram nesta quarta-feira (15). A estimativa é que cerca de 22,9 milhões de trabalhadores recebam o benefício neste ano, sendo que 20,4 milhões da iniciativa privada devem ganhar pelo pelo Programa de Integração Social (PIS), pago pela Caixa Econômica Federal. Já os outros 2,5 milhões terão direito ao abono pelo Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), recebendo pelo Banco do Brasil.

Segundo o doutor em economia e professor na Universidade Mackenzie Hugo Garbe, os trabalhadores endividados devem usar esse pagamento primeiro para quitar  dívidas. “Principalmente as dívidas mais caras, o cartão de crédito, por exemplo, ele tem uma das taxas de juros mais caras do Brasil”, informa.

Para o economista, o segundo passo é guardar o dinheiro para uma reserva de emergência. “Tem que guardar esse dinheiro para contar isso em momentos importantes da vida. Algum problema de saúde ou ficar desempregado, enfim”, explica.

PIS/Pasep: pagamento de benefícios estará disponível a partir de 15 de fevereiro

ABONO SALARIAL CALENDÁRIO 2023: CAIXA inicia pagamento em 15 de fevereiro

Quem tem direito a receber

Os trabalhadores com direito ao benefício são aqueles que, no ano-base 2021, trabalharam ao menos 30 dias com carteira assinada, recebendo até dois salários mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado. Também é necessário estar cadastrado no programa PIS/Pasep há pelo menos 5 anos e ter os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no e-Social.

Calendário de pagamento

Os pagamentos serão divididos em seis lotes, sendo que o pagamento do PIS é baseado no mês de nascimento. No caso do Pasep, é considerado o número final de inscrição no programa.

O dinheiro será depositado nas datas de liberação dos lotes e todos os beneficiários podem sacar o dinheiro até o dia 28 de dezembro de 2023. Nesta quarta-feira, podem sacar os trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro ou com final da inscrição 0. Veja o calendário abaixo.

Valores do pagamento

O valor do abono salarial é pago de acordo com a quantidade de meses trabalhados, e só recebe o valor máximo quem trabalhou os 12 meses do ano anterior. Veja abaixo os valores:

Valores do abono salarial PIS-Pasep 2023

Mês  

 Valor em R$

1

108,5

2

217

3

325,5

4

434

5

542,5

6

651

7

759,5

8

868

9

976,5

10

1.085

11

1.193,5

12

1.302

Como consultar e sacar

Trabalhadores podem consultar informações sobre o abono no portal Gov.br, pelo telefone 158 ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que está disponível para Android e iOS.

Os beneficiários de iniciativa privada com conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal receberão o crédito do PIS automaticamente no banco. Os demais trabalhadores  receberão os valores por meio do aplicativo Caixa Tem.

O saque também poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou nas agências.

O pagamento do abono do Pasep ocorre via crédito em conta para quem é correntista ou poupador no Banco do Brasil. Caso o beneficiário não seja, é necessário se dirigir até uma agência e fazer o saque no guichê, efetuar a transferência via TED por meio dos terminais de autoatendimento ou pelo site www.bb.com.br/pasep.



Fonte: Brasil 61

Nenhum comentário:

Postar um comentário