Nesta quarta-feira(15), a Câmara Municipal de Águas Lindas realizou a sessão de abertura do ano legislativo de 2023. A solenidade contou com a presença do prefeito Lucas Antonietti, do vice-prefeito, Jorge Amaro, vereadores da Casa, secretários e também com o deputado estadual Anderson Teodoro, e o deputado federal, José Nelto, além da comunidade local, que lotou o plenário da casa para acompanhar as atividades.

O presidente da Casa de Leis, vereador Everaldo Ramiro, ressaltou o otimismo para os trabalhos legislativos para o ano de 2023 e agradeceu a presença da comunidade.

“O Poder Legislativo andam juntos em prol de melhorias para a nossa cidade, a nossa prioridade é a população, vamos continuar trabalhando incansavelmente para fazer valer a confiança que os eleitores depositaram em nós”, disse o presidente. 

Durante a cerimônia, o prefeito Lucas Antonietti, destacou os avanços obtidos em 2022 nas áreas da saúde e da educação, que tiveram números significativos em relação aos anos anteriores. Ele enfatizou que essas áreas são prioridades em sua gestão e que a melhoria da qualidade de vida da população é um dos principais objetivos de sua administração.

No ano de 2022, o município de Águas Lindas de Goiás registrou avanços significativos na área da saúde. Dentre as melhorias, foram destacadas:

  • 140.761 atendimentos realizados em 2022 da rede pública de saúde do município;
  • 8.913 exames citopatológico, método de rastreamento do câncer do colo do útero;
  • 243.593 Visitas domiciliares para atendimentos especiais;
  • Nota de 7,14 na avaliação quadrimestral feita pelo Ministério da Saúde, sobre os serviços da Atenção Básica de Saúde prestados pelo município.
  • 29.262 atendimentos Odontológicos;
  • 340 cirurgias feitas no Hospital Bom Jesus;
  • 474.343 exames distribuídos em 304 procedimentos;
  • 22.431 atendimentos médicos de 18 especialidades (ortopedia, endocrinologia, psicologia reumatologia, angiologia, pediatria, ginecologia alto risco (pré natal), urologia, neurologia, dermatologia, gastroenterologia, fonoaudiologia e fisioterapia.
  • 3.232 remoções de pacientes da UPA e do Hospital Bom Jesus;
  • Média mensal de 1.100 pacientes, na casa de apoio em goiânia para acolher pacientes totalizando cerca de 13.200 / ano; 
  • 4.378 pacientes atendidos no Centro de Especialidades Odontológicas, sendo 2.515 pacientes no plantão urgência odontológica;

“O papel do gestor é trabalhar pela população”

O prefeito, Lucas Antonietti, também apontou os dados positivos sobre a aplicação do percentual mínimo exigido pela Lei Complementar nº 141/2012, para investimentos na área da saúde e educação do município.

A Constituição Federal assegura o direito social à educação e à saúde. Para viabilizar a concretização desse direito, são previstos percentuais mínimos constitucionais que cada ente federado (União, estados e municípios) deve necessariamente aplicar nessas áreas.

Em ações e serviços públicos de saúde exige-se um mínimo de 15%, e despesas com manutenção e desenvolvimento do ensino 25%, tendo o município ultrapassado esses valores alcançando 35,08%, na saúde e 36,44%,na educação, em 2022.

A exigência de investimentos nessas áreas tem o objetivo de garantir ensino e saúde de qualidade, mas muitos gestores municipais têm dificuldade para cumprir os mínimos constitucionais e para definir onde melhor alocar os recursos disponíveis.

“Águas Lindas agora tem um deputado estadual”

O deputado estadual, Anderson Teodoro (Avante), fez questão de comparecer na Sessão legislativa e reafirmar o seu compromisso com a população de Águas Lindas.

“Gostaria de expressar a minha gratidão a cada um de vocês, e parabenizar o excelente trabalho que o prefeito vem desempenhando no nosso município, eu irei honrar o meu compromisso com cada um de vocês, continuarei trabalhando com afinco para leva as demandas de Águas Lindas ao conhecimento de todos, buscando soluções para os problemas que afetam a nossa cidade”, afirmou.

O deputado federal José Nelto (PP), também compareceu ao evento e ressaltou que iria lutar por recursos e projetos que beneficiem a população de Águas Lindas.

‘Vou destinar a verba que me comprometi na campanha para a maternidade de Águas Lindas, a maternidade que será exemplo e modelo para o Brasil, são verbas de transferência diretas da saúde, é uma emenda que entrará nos cofres rapidamente”, afirmou.

Durante a sessão, os vereadores também tiveram a oportunidade de fazer uso da palavra para apresentar suas proposições para o ano legislativo de 2023. Eles destacaram a importância da participação da comunidade nas atividades da Câmara Municipal e se comprometeram a trabalhar em conjunto com o executivo para buscar soluções para os desafios que o município enfrenta.

“É notório que o município de Águas Lindas está evoluindo e crescendo cada vez mais, e temos trabalhado em união para acompanhar essa demanda e atender as expectativas do nosso município”, apontou o vereador Vanderlei Bla (Republicanos). 

Ao final da sessão, a população aplaudiu de pé as autoridades presentes, demonstrando sua satisfação com as conquistas alcançadas em 2022 e a expectativa para o que está por vir em 2023.

É o Governo Municipal trabalhando para você!

Prefeitura de Águas Lindas de Goiás!

Um novo tempo.

Secom – Secretaria Municipal de Comunicação

Jornalista: Larissa Nunes (DRT – 0004118/GO)

Fotos: Beto Castanheiro