REDE TV COMERCIO

quinta-feira, 14 de março de 2013

O exame do toque retal é muito importante para se prevenir do câncer de próstata



próstata é uma glândula acessória exclusiva do sistema genital masculino, que se localiza abaixo da bexiga. Ela é a responsável por liberar uma secreção alcalina que neutraliza a acidez da uretra e das secreções vaginais. Essa secreção se une ao líquido seminal, formando o sêmen.
Considerado um câncer da terceira idade, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele.  Ainda não se conhece as causas do câncer de próstata, mas especialistas consideram alguns fatores que podem favorecer o desenvolvimento desse câncer, como:
→     Fatores genéticos. Homens que tenham histórico de câncer de próstatana família têm maior probabilidade de desenvolver a doença;
→     Fatores hormonais. Estudos confirmaram que homens que não produzem o hormônio testosterona têm menores chances de desenvolver o câncer de próstata, porém, outros estudos mostraram que a produção de testosterona não causa o câncer, mas em homens que já possuem a doença, o hormônio poderia estimular o crescimento do tumor;
→     Alimentação. Especialistas acreditam que uma dieta rica em gordura e pobre em verduras e frutas predispõe ao aparecimento do câncer de próstata;
→     Sedentarismo;
→     Fatores ambientais. Muitos estudos estão sendo feitos para comprovar se realmente o ambiente pode interferir no desenvolvimento do câncer de próstata. Estudos já confirmaram que populações com baixa incidência decâncer de próstata e que migram para locais com alta incidência, apresentam um aumento da ocorrência de casos.
Os sintomas do câncer de próstata, na maioria das vezes, não são sentidos nos estágios iniciais da doença, sendo o tumor detectado apenas através de exames, como o do toque retal e PSA (antígeno específico da próstata). Há outros casos em que o homem pode apresentar dificuldade para urinar, jato da urina fraco, sensação de que a bexiga não esvaziou e aumento no número de micções. É importante ressaltar que esses sintomas não indicam a presença de um câncer, mas exige uma avalição médica.
Uma vez diagnosticado o câncer de próstata, outros exames serão pedidos pelo médico a fim de verificar o tamanho do tumor, o estágio da doença, e se o câncer sofreu metástase, ou seja, atingiu outros órgãos do corpo.
tratamento do câncer de próstata irá depender do estágio em que se encontra a doença, idade do paciente e níveis do PSA.
cura do câncer de próstata dependerá do estágio, extensão do tumor e classificação das células malignas que há no tumor.
O câncer é uma doença não transmissível, e o convívio com familiares e amigos é normal, porém é importante lembrar que todo homem, acima dos 40 anos de idade, precisa fazer o exame de toque retal e o PSA para verificar se há ou não a presença de câncer na próstata. Vale ressaltar que quando detectado nos estágios iniciais, o câncer de próstata tem até 100% de chances de cura, por isso a importância da prevenção.

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário