quinta-feira, 4 de setembro de 2025

📢 Prefeitura de Águas Lindas realiza entrega de benefícios sociais


A Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás, sob gestão do prefeito Dr. Lucas Antonietti, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, comandada pelo secretário Éder Nunes, realizou na tarde do dia 03 de setembro a entrega de mais de 40 documentos que garantem direitos e fortalecem a cidadania. Carteirinha do Autista (CIPTEA), o Passe Livre Intermunicipal e o Passaporte do Idoso.

👉 Como solicitar?
Os moradores que desejarem ter acesso a esses benefícios devem procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência, onde serão orientados e encaminhados.

💙 A iniciativa reforça o compromisso da atual gestão com a inclusão, acessibilidade e valorização da população, especialmente das pessoas com deficiência, dos idosos e das famílias em situação de vulnerabilidade social.

📌 Essa é mais uma ação integrada da Prefeitura e da Secretaria de Assistência Social, aproximando os serviços públicos da comunidade e garantindo que direitos sejam efetivamente respeitados.

📌 Fonte: ASCOM
#PrefeituraÁguasLindas
 #Inclusão 
#ÁguasLindasAvan

UEG oferece mais de 4 mil vagas para Vestibular 2026 em todo o Estado

  Inscrições vão de 4 de setembro a 6 de outubro, com provas realizadas em 2 de novembro. São oferecidas 4.350 vagas em 35 cursos presenciais espalhados por todas as regiões do Estado




A Universidade Estadual de Goiás (UEG), unidade de ensino superior do Governo de Goiás, abre, a partir desta quinta-feira (4/9), as inscrições para o Vestibular 2026/1, com oferta de 4.350 vagas em 35 cursos presenciais distribuídos por todas as regiões do Estado. As inscrições podem ser feitas de 4 de setembro a 6 de outubro, exclusivamente pelo site www.vestibular.ueg.br.

A taxa de inscrição é de R$ 50, com possibilidade de isenção para titulares ou dependentes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e para doadores de sangue, medula óssea ou leite materno. O prazo para solicitação da isenção vai de 4 a 15 de setembro, também pelo sistema on-line.

As provas serão aplicadas no dia 2 de novembro, em todas as cidades onde houver vagas. O processo seletivo terá fase única, com provas objetivas e redação. O resultado final será divulgado em 10 de dezembro. Há vagas reservadas pelo sistema de cotas, destinadas a candidatos da rede pública de ensino, negros, indígenas e pessoas com deficiência. Além disso, são ofertadas duas vagas suplementares para candidatos quilombolas. 

“A UEG, como universidade interiorizada, inclusiva e vocacionada ao Cerrado, transforma vidas ao levar educação de qualidade para todas as regiões do Estado, formando profissionais que contribuem diretamente para o desenvolvimento humano, social e econômico”, destaca o reitor da universidade, Antonio Cruvinel. 

Ao longo de seus 26 anos de fundação, a UEG formou mais de 106 mil profissionais em diferentes áreas do conhecimento. Atualmente, a universidade mantém 8 câmpus e 33 unidades universitárias, que levam ensino superior gratuito e de qualidade para os grandes centros e para o interior do estado.

Com cerca de 13.700 estudantes matriculados, a instituição oferece espaço de aprendizado, pesquisa e extensão comprometido com o desenvolvimento humano, regional e social. A instituição tem papel essencial também na formação de professores, contribuindo para a melhoria da educação básica em Goiás. Milhares de docentes que hoje atuam em escolas públicas e privadas são egressos da instituição, reforçando sua relevância como parceira estratégica da sociedade e do poder público.

O pró-reitor de Graduação da UEG, Roberto Barcelos, destaca a importância do processo seletivo. “O Vestibular é uma importante porta de entrada para milhares de jovens que sonham com a formação universitária. Mais do que selecionar candidatos, o exame representa a oportunidade de ampliar horizontes, fortalecer trajetórias e consolidar a UEG como referência acadêmica”, afirma.

O Vestibular 2026/1 contempla cursos de licenciatura, bacharelado e tecnologia em diversas áreas: ciências humanas, exatas, tecnológicas, agrárias, da saúde e artes. Entre as opções estão: Administração, Agroecologia, Agroindústria, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Cinema e Audiovisual, Design de Moda, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Farmácia, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Letras, Logística, Matemática, Medicina Veterinária, Pedagogia, Psicologia, Química Industrial, Química, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet, Turismo e Zootecnia.

A lista completa, com turnos e número de vagas por cidade, está disponível no edital publicado no site oficial da instituição.

Serviço – Vestibular UEG 2026/1

Inscrições : 

*Quando:*de 4 de setembro a 6 de outubro

Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 

Quando: até 15 de setembro

Provas: 

Quando: 2 de novembro

Inscrições : www.vestibular.ueg.br

Fotos: UEG

Legenda: Inscrições devem ser feitas  exclusivamente pelo site www.vestibular.ueg.br

Universidade Estadual de Goiás - Governo de Goiás

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

REVITALIZAÇÃO DO CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS – CEO 🦷✨

Na manhã desta quarta-feira, 03/09, a Prefeitura de Águas Lindas, sob a liderança do prefeito Dr. Lucas Antonietti, da vice-prefeita Aleandra Sousa e do secretário municipal de Saúde Peterson Saylon, assinou a Ordem de Serviço para a tão aguardada revitalização do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) 🏥 — um marco para a melhoria da saúde bucal em nosso município.


Essa importante conquista é fruto da articulação do vereador Abadyas Damasceno junto à deputada federal Marussa Boldrin, que destinou emenda parlamentar para modernizar e ampliar a capacidade de atendimento do centro. Com a revitalização, o CEO oferecerá um espaço mais confortável, eficiente e equipado para atender a população com qualidade.

Durante o evento, o secretário de Saúde ressaltou ainda que o deputado federal Hildo do Candango está em processo de articulação para uma possível futura emenda, que permitirá reequipar a unidade com modernas cadeiras odontológicas 🪑🦷, bisturis elétricos ⚡, aparelhos de ar-condicionado ❄️ e outros equipamentos essenciais para um atendimento cada vez mais humanizado.


Essa revitalização reafirma o compromisso da gestão municipal em cuidar das pessoas e garantir avanços contínuos para a saúde de Águas Lindas. 🚀💙

Autoridades Presentes:

👨‍⚕️ Prefeito: Dr. Lucas Antonietti

👩‍💼 Vice-prefeita: Aleandra Sousa

🩺 Secretário de Saúde: Peterson Saylon

📢 Presidente da Câmara Municipal, vereador e: Oliveira Júnior

🤝 Vereador e padrinho da unidade: Abadyas Damasceno

📢 Vereador: Paulo Antonietti

❤️ Vereadora: Terezinha da Saúde

📢 Vereador: Aluísio da Artec


✨ Fonte: ASCOM

#seguimosevoluindo #ÁguasLindas #SaúdeBucal #AvançosNaSaúde #PrefeituraDeÁguasLindas #TrabalhoQueTransforma #GestãoQueCuida

SAÚDE Setembro Dourado: Goiás investe contra o câncer infantojuvenil

 Apesar de representar de 2% a 3% de todos os tipos de câncer, o infantojuvenil é a principal causa de morte por doença nesta faixa etária no país.

Com início dos atendimentos desde junho, ala infantojuvenil do Cora representa alento a crianças e adolescentes com câncer (Fotos:


A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), reforça a importância de conscientização sobre o câncer infantojuvenil, em especial durante o Setembro Dourado, mês que reforça os cuidados com a doença, principal causa de morte por enfermidade em crianças e adolescentes no Brasil.

A boa notícia é que o diagnóstico precoce, aliado a um tratamento de qualidade, pode garantir até 85% de chance de cura.

Complexo Oncológico

É nesse cenário que Goiás se destaca, com qualificação profissional na Atenção Básica e serviço de ponta aberto ao atendimento desde junho deste ano no Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), que integra a Rede de Atenção Oncológica Infantojuvenil do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, que conta, ainda, com o Hospital Araújo Jorge, também em Goiânia.

“Com a primeira fase em funcionamento desde junho de 2025, que é a ala infantil, o Cora abre suas portas como centro de excelência no tratamento oncológico de crianças e adolescentes”, comemora o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos.

“Com uma estrutura física projetada para ser acolhedora, lúdica e humanizada, o Cora dispõe de equipamentos de última geração, todos adaptados para o público infantojuvenil”, acrescenta o diretor técnico do Cora, o médico oncologista Mário José Aguiar de Paula.

Entre os principais diferenciais da estrutura do Cora está um de seus equipamentos de última geração, que é o aparelho de ressonância magnética nuclear acoplado ao moderno centro cirúrgico. O equipamento permite a realização de exames em tempo real durante as cirurgias, especialmente nas neurocirurgias.

Aparelho de ressonância magnética nuclear acoplado ao centro cirúrgico

Outros destaques são a reabilitação com robótica, para a recuperação motora dos pacientes; o centro de transplante de medula óssea, com oito leitos clínicos e cinco leitos de UTI, além de um setor de criopreservação de células.

O Cora está na primeira etapa, das três previstas para serem concluídas, e tem capacidade para atender cerca de 300 casos de câncer por ano. Desde a abertura da ala infantil, já foram diagnosticados e seguem em tratamento 45 pacientes de 0 a 17 anos e 11 meses – em casos de tumores ósseos (osteossarcoma e sarcoma de Ewing), o tratamento é estendido até os 23 anos com a participação de mais 300 profissionais.

Apenas em julho, segundo o diretor técnico, o hospital realizou aproximadamente 450 consultas, 46 internações e 350 quimioterapias.

Capacitação

Ao mesmo tempo, a SES-GO tem investido na capacitação de profissionais de saúde, ao ampliar o olhar da Atenção Primária para os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, com o diagnóstico precoce fundamental para o tratamento menos agressivo, menos custoso e com melhora na sobrevida e cura.

Em 2024, mais de 600 profissionais, entre médicos, enfermeiros e professores, participaram de capacitação voltada ao diagnóstico precoce.

Professores, pais e responsáveis também são fundamentais nessa luta, destaca o coordenador de oncologia da SES-GO, Kleber Monteiro.

“É essencial que eles estejam atentos a sinais que podem indicar um possível caso da doença”, aconselha, ao citar o chamado “reflexo do olho do gato no escuro”, embranquecimento da pupila quando exposta à luz; perda de peso associada a outros fatores, como palidez e cansaço inexplicável; ou sangramento sem machucados; manchas roxas ao redor dos olhos ou pelo corpo; febre recorrente sem causa aparente; entre outras”.

Setembro Dourado

Apesar de representar de 2% a 3% de todos os tipos de câncer, o infantojuvenil é a principal causa de morte por doença nesta faixa etária no país. Em Goiás, por exemplo, nos anos de 2022 e 2023, registrou-se 723 novos casos, com 228 óbitos de crianças e adolescentes por câncer.

Daí a importância da atenção constante, ressaltada no Setembro Dourado, campanha simbolizada pelo laço dourado, que representa o valor inestimável da infância.

Fonte: Governo de Goiás

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Deputados defendem valorização da Segurança Pública no DF

 

Plenário da Câmara Legislativa do DF durante sessão ordinária. Debates políticos sobre o Distrito Federal. Foto: Andressa Anholete/Agência CLDF

Wellington Luiz e Hermeto destacam importância da reestruturação e pedem celeridade ao governo federal

 

Os deputados Wellington Luiz e Hermeto, ambos do MDB, usaram a tribuna do plenário da Câmara Legislativa, na sessão desta terça-feira (2), para defender a proposta salarial elaborada pelo governador Ibaneis Rocha destinada aos servidores da Segurança Pública do Distrito Federal.

A medida, que prevê reestruturação e valorização dos profissionais da área, está atualmente em análise no governo federal, já que parte das despesas é custeada com recursos da União, e precisa do aval do presidente da República e do Congresso Nacional para ser implementada.

“A ideia é que os efeitos financeiros começassem a valer a partir de setembro, mas ainda está no governo federal. Isso causa aflição e preocupação”, destacou Wellington Luiz, reforçando a necessidade de apoio dos colegas distritais, especialmente os integrantes do PT, junto ao presidente Lula.

Ele enfatizou que a aprovação rápida da proposta é fundamental para manter a motivação e o comprometimento das categorias. “Se não houver o devido encaminhamento para a reestruturação das forças, sem dúvida haverá reação das categorias, o que não seria uma coisa boa”, alertou, reforçando a importância do diálogo e da valorização dos profissionais que garantem a segurança da população do DF.

A iniciativa dos deputados reforça o compromisso com a segurança pública e com a valorização dos servidores, destacando o papel do Legislativo distrital na defesa de políticas que impactam diretamente a qualidade de vida e a proteção da população.

Fonte: CLDF

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

💛 Setembro Amarelo – Mês de Conscientização e Prevenção ao Suicídio 💛



O cuidado com a vida é compromisso de todos nós!

No CAPS de Águas Lindas de Goiás, acolhemos o sofrimento, afirmamos os modos de existência, valorizamos os vínculos e reforçamos os laços com a vida. ✨

ACOLHER O sofrimento

AFIRMAR os modos de EXISTÊNCIA

VALORIZAR os vínculos

REFORÇAR OS LAÇOS COM A VIDA

"Amarelo não é só Setembro.

Prevenção o Ano Inteiro".

SETEMBRO AMARELO

Mês de Prevenção ao Suicídio

REGIÃO METROPOLITANA DO ENTORNO É UMA DAS QUE MAIS CRESCE NO PAÍS

 



O levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) deve alcançar, em 2025, quase 4,8 milhões de habitantes. O relatório “Estimativas da População’’ aponta que, de 2022 para cá, houve um salto de quase 290 mil pessoas.


💻 Leia a matéria completa em www.diariodegoias.com.br

Assinatura da ordem de serviço para construção da UBS dos Setores 4 e 7

         Águas Lindas, 23 de junho de 2026 A prefeitura sob gestão do prefeito Dr. Lucas Antonietti, por meio da Secretaria Municipal de Saú...

Popular Posts