domingo, 17 de março de 2024

DF antecipa vacinação contra gripe para a próxima terça-feira (19/3)

 

A campanha de imunização será destinada a grupos prioritários - (crédito: Freepik/Reprodução)

CAPITAL FEDERAL RECEBEU 100,5 MIL DOSES DO LOTE INICIAL ENTREGUE PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS). MAIS DE 1,1 MILHÃO DE PESSOAS COMPÕEM OS GRUPOS PRIORITÁRIOS À IMUNIZAÇÃO; CONFIRA


A Secretaria de Saúde (SES-DF) do Distrito Federal está adiantando o início da campanha de vacinação contra a gripe para a próxima terça-feira (19/3), com as 100,5 mil doses do lote inicial enviado pelo Ministério da Saúde (MS). Mais de cem locais de atendimento estarão abertos a partir das 8h.

Enquanto a campanha nacional está programada para iniciar no dia 25, a antecipação busca garantir uma cobertura vacinal abrangente desde o início. "Começaremos a vacinação com antecedência e com a confiança de que teremos uma forte adesão do público. O Brasil tem o melhor programa de imunização do mundo e essa tem sido a nossa maior proteção contra doenças imunopreveníveis", ressalta a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

Grupos prioritários

Conforme as orientações do MS, a campanha de imunização será destinada a grupos prioritários: idosos a partir dos 60 anos, crianças de 6 meses a cinco anos, gestantes, puérperas, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, entre outras condições específicas de saúde. A apresentação de documentos que comprovem a condição clínica é necessária para receber a vacinação.

Além disso, serão atendidas categorias profissionais específicas, como professores, profissionais de saúde, forças de segurança e salvamento, militares das três Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo rodoviário, e funcionários do sistema prisional serão atendidas. Estes trabalhadores devem apresentar crachá, contracheque, ou outros documentos para comprovar a ocupação profissional.

"Esses públicos são mais suscetíveis a apresentarem quadros graves da gripe ou estão mais expostos à doença. Por isso, é importante haver uma ampla adesão. São mais de 1,1 milhão de pessoas compondo os grupos prioritários”, afirma a Lucilene. “Temos um forte esforço logístico para disponibilizar a vacina em grande número de Unidades Básicas de Saúde [UBSs], além de ações aos fins de semana, em escolas, feiras, supermercados, dentre outros locais", completa a gestora de Saúde.

Mesmo quem já tomou a vacina contra a gripe antes precisa se vacinar novamente. Mais informações podem ser obtidas com as equipes de vacinação. Não se esqueça de levar seu documento de identidade e sua caderneta de vacinação quando for se vacinar. Você pode encontrar uma lista completa de locais, horários e mais informações no site da Secretaria de Saúde.

Fonte:  https://www.correiobraziliense.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UMA MENINA DE 10 ANOS SALVOU MAIS DE 100 PESSOAS DE UM TSUNAMI APENAS POR SE LEMBRAR DE UMA AULA DE GEOGRAFIA

  Em 2004, Tilly Smith estava de férias com a sua família na praia Mai Khao, na Tailândia, quando notou mudanças estranhas no oceano - a águ...

Popular Posts