REDE TV COMERCIO

segunda-feira, 4 de março de 2024

DESENVOLVIMENTO REGIONAL | DEFESA CIVIL DEFESA CIVIL: Captação de recursos para ações de assistência, restabelecimento e reconstrução é tema de debate



Evento online, realizado nesta quinta-feira (29), esclareceu a diferença entre os procedimentos a serem adotados em cada situação

A captação de recursos para ações de assistência, restabelecimento e reconstrução em casos de desastres foi tema da edição de fevereiro do bate-papo com a Defesa Civil, evento online,  realizada uma vez por mês, com transmissão pelo canal no Youtube do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional , o MIDR.

Durante o evento, os convidados alertaram para a diferença entre planos de reconstrução e restabelecimento, quais os tipos de ajuda humanitária apoiados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) e tiraram dúvidas dos participantes.

Marcos Vinícius Borges, analista de Infraestrutura iniciou a conversa explicando as diferenças entre os procedimentos que devem ser adotados pelos municípios atingidos por desastres.

"A distinção entre reconstrução e restabelecimento reside no nível de complexidade e no tempo necessário para a conclusão da obra. O restabelecimento está relacionado a projetos de pequeno porte e execução menos complexa, podendo ser concluído em até cinquenta dias. Por outro lado, as obras de reconstrução são empreendimentos de grande porte, com alta complexidade de execução, demandando mais de 180 dias para sua conclusão".

Júnia Ribeiro, coordenadora de Análise de Riscos ,em sua fala, reforçou o papel da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil nas ações de resposta a desastres.

"As ações de socorro e assistência às vítimas têm um caráter emergencial e complementar, e têm por finalidade o atendimento de buscas e salvamento, apoio logístico, mas principalmente, a aquisição de materiais de assistência humanitária, como cestas de alimentos, kits de assistência e locação de caminhão-pipa”.

 Os representantes da  Defesa Civil Nacional destacaram ainda que a organização oferece uma série de cursos gratuitos à distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais.

Para saber mais sobre as ações federais em proteção e defesa civil, acesse mdr.gov.br

 



Fonte: Brasil 61

Nenhum comentário:

Postar um comentário