Por Chico Sant’Anna

A adoção da política de ônibus gratuito na cidade goiana de Luziânia, praticamente, fez triplicar a quantidade de usuários do sistema de transporte público da municipalidade. Três meses após ser implantado, o programa da tarifa zero tem conseguido atrair novos usuários que, potencialmente, estavam circulando de carro pela cidade, ou simplesmente não conseguiam exercer seu direito à mobilidade urbana.

A cidade goiana é um dos 84 municípios brasileiros que oferecem a gratuidade no transporte coletivo público à população. A prefeitura afirma que com as catracas liberadas, aumentou de quatro mil para onze mil passageiros/dia o volume transportado. O sistema de passagens gratuitas também inclui a zona rural, que são mais povoadas, onde operam três linhas de ônibus. O custo para manter essa política foi estimado em R$ 850 mil mensais, num universo de 20 linhas urbanas e rurais. Antes da adoção do Tarifa Zero, a prefeitura já desembolsava cerca de R$ 150 mil mensais, a título de subsídio do transporte público.

Como funciona

O programa tem 45 mil usuários cadastrados e beneficia exclusivamente moradores da cidade, independentemente da condição financeira ou de inscrição em programas sociais. Para utilizar o sistema de transporte gratuitamente é necessário um cadastramento prévio, que dá direito a um cartão de identificação do usuário.