domingo, 5 de março de 2023

Desunião dos prefeitos no Entorno atrasa desenvolvimento da região

 

A região metropolitana de Brasília, comumente chamada de Entorno, poderia avançar mais nas conquistas públicas para, gradativamente, diminuir as desigualdades sociais e o volume de demandas da população. Mas não.

 Por maior que seja os investimentos executados no Entorno pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), os recursos acabam retardados pelo bairrismo, vaidade e busca exagerada de protagonismo político das lideranças públicas, principalmente prefeitos.

 O governador tem atenção especial à região que lhe concedeu o maior ativo de votos proporcional no estado, mas perde mais tempo administrando vaidades políticas do que resolvendo os inúmeros problemas que afligem os municípios. 

O exemplo mais emblemático é o do transporte entre as cidades do Entorno e o Distrito Federal. Prefeitos mais articulados com deputados de Brasília, se arvoram em busca de solução para resolver a encrenca, mas sabem que sem o diálogo entre entes federativos, ou seja, Goiás, municípios, DF e o Governo Federal não avança.

 O mesmo ocorre com o saneamento básico. Sem a união de todos, o desenvolvimento econômico e social da região será mais lento e custoso. Portanto, não adianta cobrarem melhorias de Caiado ou de qualquer outra instância política, se não houver convergência de forças. 

Caiado não é nome de santo e sim de governador, portanto, milagres não é com ele, mas trabalho e coragem para fazer, podem cobrar. Ele busca a solução e cumpre compromisso, mas precisa da união de todos para vencer etapas. 

 Aumento nas passagens Por mais esforço que o governador e prefeitos façam, a solução para diminuir ou atenuar o custo da passagem de ônibus entre os municípios do Entorno e Brasília, vai demorar.

 Novamente a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou nesta sexta-feira (3), novo reajuste de 12% das tarifas.Com o anúncio na próxima semana da secretária da Região Metropolitana do Entorno, as negociações entre o governo de Goiás, prefeitos, Distrito Federal e ANTT e empresas, vão encontrar uma solução definitiva. 

 Por Wilson Silvestre Fonte:COLUNA XADREZ do Jornal https://ohoje.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário