Seis meses depois do processo de revitalização do ambiente, cozinha e refeitório apresentam inúmeras melhorias na qualidade alimentar de pacientes e colaboradores

Quem disse que comida de hospital precisa ser sem graça? No Hospital Bom Jesus, em Águas Lindas de Goiás, gerido pelo ISAC- Instituto Saúde e Cidadania em parceria com a prefeitura municipal, a alimentação servida aos pacientes e colaboradores passou por uma transformação. Há seis meses, foi entregue a reforma da cozinha e do refeitório da unidade de saúde e com isso, todos ganharam mais sabor, qualidade e segurança alimentar.

Um investimento de R$ 383.000,00, entre obras e equipamentos, que proporcionou aumentar a capacidade de produção, passando a servir, em média, 200 refeições grandes por dia, contando com funcionários, pacientes e acompanhantes.

“Com a reforma foi possível implementar novos processos e fluxos com o objetivo de promover cuidados aos nossos pacientes. Nosso padrão oferta atualmente 6 refeições diárias para cada paciente com várias opções para as mais variadas patologias, como por exemplo Diabetes Mellitus, Hipertensão arterial, dentre outras”, pontua Priscylla Presley, coordenadora multidisciplinar do Hospital Bom Jesus.A avaliação nutricional é realizada de acordo com as particularidades e aceite de cada indivíduo sendo também esta uma forma de tratamento que auxilia na melhora do quadro do paciente.

Mais investimentos

Para garantir a manutenção dos serviços com qualidade, há um mês o ISAC contratou uma empresa especializada em nutrição hospitalar para dar continuidade aos atendimentos alimentares do hospital.

Em termos de cardápio, a alimentação segue a mesma tanto para os pacientes quanto para os colaboradores. Para os usuários, por dia, servem café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia. Dentre as opções, sucos, frutas, proteínas, legumes, carboidratos. Já para os colaboradores, continuam as duas refeições por dia, geralmente almoço e jantar. Sobremesas também passaram a fazer parte da rotina.

O Secretário Municipal de Saúde, Rafael Mendonça, destacou que a alimentação dentro do ambiente de saúde é fundamental para a boa recuperação dos pacientes assistidos, com isso a Secretaria de Saúde valoriza a ação conjunta com o ISAC.

Fonte: ISAC