REDE TV COMERCIO

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

DESENVOLVIMENTO REGIONAL | DESASTRES NATURAIS Defesa Civil Nacional lança curso on-line para gestão de desastres


 O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil Nacional (Sedec), lançou, em parceria com a Escola Virtual de Governo (EVG), o curso 4 da capacitação em Proteção e Defesa Civil: Gestão de Desastres, destinado aos agentes estaduais e municipais de proteção e defesa civil de todo o Brasil, além do público geral interessado. O curso é on-line, a distância e totalmente gratuito. Para acessar, basta clicar neste link.

A capacitação foi desenvolvida com o objetivo de aprofundar os conhecimentos práticos em gerenciamento de desastres durante e após uma ocorrência. Para isso, o participante conhecerá os principais componentes da avaliação de danos e prejuízos e das ações de resposta e recuperação de desastres.

“Neste curso, o nosso foco é a gestão do desastre. Teremos a instrução de especialistas sobre medidas iniciais e ações práticas para gestão de desastres. Iniciamos o curso com a introdução à política de gestão de desastres, tratamos da atuação municipal e da gestão de risco e fechamos com a gestão do desastre”, destaca a diretora do Departamento de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, Karine Lopes.

O curso tem duração de 30 horas e está dividido em cinco módulos:

  • Módulo 1: Introdução à Gestão de Desastres
  • Módulo 2: Medidas Iniciais
  • Módulo 3: Ações de Resposta
  • Módulo 4: Ações de Recuperação
  • Módulo 5: Decretação e Solicitação de recursos

O lançamento do curso de Gestão em Desastres conclui a capacitação em Proteção e Defesa Civil. Os três anteriores são Introdução à Política Nacional, Atuação no Âmbito Municipal e Gestão de Risco, que podem ser acessados neste link.

Nas próximas semanas, deverão ser lançados outros quatro cursos: Plano de Contingência para Movimento de Massa, Metodologia de Concepção do Alerta: da teoria à prática, Aspectos técnicos dos extremos geo-hidrológicos no país e as diferenças regionais e Sistemas de monitoramento e alerta como suporte à gestão local de riscos e desastres. Os três últimos serão feitos em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

“A Defesa Civil Nacional tem um plano de capacitação continuada em Proteção e Defesa Civil. Todo mês, são lançados novos cursos, inteiramente gratuitos, em EAD (ensino a distância), em parceria com a Escola Virtual de Governo. Nosso objetivo é alcançar agentes municipais e estaduais de proteção e defesa civil e, também, toda a sociedade”, ressalta Karine Lopes.

Em 2022, já foram emitidos 6.043 certificados das capacitações. Em todo o ano passado, o número de certificações chegou a 9.568. Os cursos têm a certificação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Outros cursos

Além da capacitação em Proteção e Defesa Civil, a Defesa Civil Nacional oferece outros 25 cursos a distância para habilitar e qualificar os alunos para o uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), capacitação e Plano de Contingência Municipal. As capacitações têm como foco principal os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo e constam no Plano de Capacitação Continuada em Proteção e Defesa Civil.

Sobre os cursos para operar o S2iD, estão disponíveis, entre outros, módulos como acesso ao sistema, registro e reconhecimento, solicitação de recursos para ações de resposta e de recuperação, prestação de contas e acompanhamento de obras de recuperação. Confira neste link a lista completa dos cursos.

O S2iD é uma plataforma digital na qual é possível elaborar planos de contingência; registrar desastres ocorridos no município/estado; solicitar o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública; solicitar recursos federais a partir da elaboração de formulários on-line; consultar e acompanhar as solicitações de reconhecimento e de repasses para ações de resposta e de recuperação, e buscar informações sobre recorrências de desastres com base em dados oficiais. A plataforma pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.



Fonte: Brasil 61

Nenhum comentário:

Postar um comentário