quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Governo de Goiás oficializa a retomada das obras do Hospital Regional de Águas Lindas

 

A comitiva do governo municipal participou  da solenidade da assinatura da ordem de serviço para  a retomada das obras do Hospital Regional de Águas Lindas o HEALGO. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (22), com diversas autoridades estaduais e municipais.

A obra que já passou por diversos problemas de gestão e ficou parada por vários anos.

Em 2021, a responsabilidade para a finalização do Hospital Estadual de Águas Lindas de Goiás foi passada pelo governo à Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). O órgão identificou a necessidade de atualização do projeto executivo do espaço.

No projeto inicial, a área construída prevista era de 11.484,82 metros quadrados. Após os trabalhos da Goinfra, foram acrescentados mais 4.429,55 metros quadrados ao local. Com isso, a unidade passará a ter 15.914,37 metros quadrados.

O projeto

Unidades funcionais também foram incluídas ao projeto. O Hospital Estadual de Águas Lindas de Goiás contará com Banco de Leite Humano; Banco de Sangue e Agência Transfusional; Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal com 10 leitos; cinco berços na unidade hospitalar voltada para cuidados e atendimentos de recém-nascidos considerados de médio risco (UCINCo) e três leitos no espaço destinado ao acolhimento humanizado às mães e familiares dos bebês prematuros (UCINCa).

Ainda terá UTI Pediátrica, com 10 leitos; UTI Adulta (20 leitos); Unidade de Pronto Atendimento (32 leitos); 84 leitos de internação em dois blocos; ambulatório com 22 consultórios; Unidade de Imagenologia; Unidade de Hemodinâmica; centro cirúrgico com oito salas; três salas no Centro Obstetrício, com acessos independentes, além de bloco de vestiários e áreas de descanso para funcionários e equipes terceirizadas, e uma Central de Segurança e Monitoramento.

O presidente da Goinfra, Pedro Sales falou da urgência da entrega do hospital que irá atender não só o município de Águas Lindas de Goiás mas todo o entorno.

“Uma obra de 87 milhões que a Secretaria de Saúde e a Goinfra são parceiras aqui, transformando em realidade finalmente essa obra que no passado era tratada tão somente com um parente, e agora será tratada como deve ser, como um hospital pra cuidar da saúde da população de Águas Lindas que é que Águas Lindas merece sem dúvida nenhuma”  ponderou Pedro Sales.

Em seu discurso, o secretário de estado de saúde Ismael Alexandrino, destacou o apoio do governador e garantiu que até o próximo ano a unidade será entregue à população.

“São mais de 130 leitos de alta e média complexidade, que vão mudar a realidade da população do Entorno do Distrito Federal e do Norte Goiano”, afirmou o secretário.

Juntamente com secretários de governo, marcou presença no evento o prefeito municipal Lucas Antonietti que no uso da palavra reafirmou a confiança no governo estadual pela retomada das obras.

“ Dr. Ronaldo Caiado esteve aqui em 2019 e fazem 3 anos que o governador ta lutando na justiça pra conseguir retomar o hospital. Parece coincidência, porque esse ano é ano de eleição, mas acreditem pessoal, não é coincidência, isso aqui é política pública séria. E nós temos que cumprir o tempo que é necessário nessa questão legal. Esse ano nós conseguimos retomar esse hospital, programação 15 meses, mas nós iremos trabalhar, pra gente poder entregar antes para a população” falou Lucas Antonietti.

Quando for concluído, o Hospital Regional de Águas Lindas vai beneficiar 1,2 milhão de moradores de 31 municípios população beneficiada da  Macrorregião Nordeste, entre eles, também, Santo Antônio do Descoberto, Novo Gama, Luziânia, Cristalina, Valparaíso de Goiás, entre outros.

O Hospital Regional de Águas Lindas está estruturado como Hospital Geral com Maternidade e Pronto Atendimento de Referência Macrorregional, com atendimentos de urgência e emergência, realizando procedimentos de média complexidade ambulatorial e hospitalar em clínica médica, clínica cirúrgica , clínica pediátrica, clínica ginecológica e clínica obstétrica, com atendimentos e procedimentos de alta complexidade em ortopedia/traumatologia e oftalmologia

 Secom – Secretaria Municipal de Comunicação

Por Alyson Lemos

Fotos – Beto Castanheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário