REDE TV COMERCIO

sexta-feira, 12 de março de 2021

PREVENÇÃO DENGUE

 Prefeitura prioriza combate e prevenção do Aedes aegypti em Águas Lindas de Goiás



Apesar do foco principal de trabalho está voltado para o combate ao 
Corona Vírus no município a prefeitura de Águas Lindas de Goiás por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação Endemias está intensificando o controle do mosquito Aedes aegypti causador da dengue e outros males.

Por determinação do prefeito Dr. Lucas a SMS, juntamente com a Superintendência de Atenção à Saúde, diretoria de Vigilância Epidemiológica e Coordenação de Endemias intensifica o enfrentamento deste que  também leva risco de morte à população.
 
O objetivo é identificar as necessidades de materiais de EPIS e aquisição de viaturas e materiais permanentes para atender à demanda.

"Para isto, precisamos atuar efetivamente em todos os bairros da cidade para detectar precocemente os casos de dengue e outras doenças relacionadas ao mosquito", pondera o secretário municipal de saúde Dr. Rui.

 O secretário enfatizou ainda que a manutenção da vigilância epidemiológica em todas as áreas de cobertura, bem como o bloqueio com UBV (Leve ou Pesada), deve manter afastado o perigo.

 O governo municipal deve dotar também as equipes de melhores condições de trabalho em busca da eficácia.

Saúde da Família

Na qualidade de médico humanitário o prefeito sabe da importância de integração das equipes do Programa Saúde da Família com os Agentes de Combate a Endemias na prática das ações do Programa Saúde da Família e da unificação das informações e dados do PCFAD com SINAN e outros programas, centralizando no Núcleo de Vigilância Epidemiológica.

Apesar do trabalho inicial desta Gestão as estratégias também contemplarem a qualificação na vigilância epidemiológica e entomológica, apoio laboratorial e prática das ações integradas de educação em saúde, comunicação, mobilização social e saneamento, a Gestão visa ainda ainda implantação das ações educativas contra a dengue na rede de ensino básico e fundamental.
 
Saúde na Escola
   
Outro projeto importante que deve ser executado é o Saúde na Escola, o qual incentiva a comunidade a participar de atividades educativas sobre a Dengue criando a responsabilização das ações no combate ao setor.

Neste caso, haverá  um trabalho de união entre os Agentes de Combate às Endemias e o IEC (Informação, Educação e Comunicação em Saúde).

fonte: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário