REDE TV COMERCIO

segunda-feira, 22 de abril de 2013



Governo se compromete a resolver caos no transporte coletivo do Entorno

Governo se compromete a resolver caos no transporte coletivo do Entorno


O governador Marconi Perillo (PSDB), o secretário das Cidades, João Balestra, e o presidente da Agência Goiana de Regulação (AGR), Humberto Tannus, assumiram o compromisso de resgatar o controle do transporte público interestadual na região do Entorno do Distrito Federal, que hoje é de baixa qualidade, caro e malfeito.
Marconi e os dois secretários realizaram, em Brasília, audiência com o prefeito de Planaltina, José Olinto Neto, e com o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Macedo. A pedido de Marconi, o governo de Goiás e a ANTT vão formular um convênio que delega ao Estado, por prazo determinado, a tarefa de ordenar o transporte interestadual de passageiros – que vão e voltam de Brasília para trabalhar todos os dias.
Este convênio vai durar até que os municípios da Rede Integrada do Entorno do DF (Ride) organize um consórcio para gerenciamento do transporte interestadual. Estas prefeituras envolvidas estiveram representadas na audiência – realizada no gabinete de representação do governo de Goiás em Brasília – pelo prefeito de Planaltina.
Os problemas no transporte coletivo da região são inúmeros, e começam pela superlotação de sucateamento dos ônibus que transportam os passageiros. O serviço está, hoje, monopolizado por poucas empresas, que pouca atenção dedicam aos direitos dos idosos e portadores de necessidades especiais. Outra crise diz respeito ao preço das passagens. O morador do Entorno paga, em média, R$ 4,50 por bilhete para ir a Brasília. Para voltar do DF para casa, esse valor cai para R$ 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário