saude

saude

sábado, 9 de dezembro de 2023

SAÚDE | HIV GO: Hospital Estadual de Doenças Tropicais promove ação de testagem rápida do HIV

 


Hospital espera um público de 500 pessoas para as testagens

Na próxima quarta-feira (13), o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), em Goiânia, vai promover uma ação de conscientização alusiva ao Dezembro Vermelho, mês de combate ao HIV. São esperadas aproximadamente 500 pessoas para as testagens. Karine Medeiros, diretora técnica do HDT, destaca como será feita a ação.

“Para participar, o público tem que se dirigir ao HDT, onde estaremos com uma tenda na área externa do estacionamento, próximo ao setor do ambulatório. Então é só se dirigir a essa tenda no dia 13 de dezembro, das 8h às 17h, para fazer a testagem do teste rápido de HIV”, explica.

O resultado sai em torno de 30 a 40 minutos. Pessoas com resultado positivo no teste receberão orientação de médicos, psicólogos e enfermeiros, com total sigilo, sobre o tratamento adequado. Além disso, serão distribuídos preservativos, materiais educativos e mini palestras sobre Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e Profilaxia Pré-Exposição (PrEP).

Para participar, os interessados devem apenas comparecer ao local indicado portando um documento de identificação com foto. Até o momento em 2023, Goiás apresentou uma taxa de incidência de cerca de 23 casos de HIV e 6 casos de Aids por 100 mil habitantes, totalizando 1.599 novos casos de HIV e 425 casos de Aids no estado.

De acordo com o boletim de ISTs da Secretaria de Saúde de Goiás, de 2018 a 2023 o estado registrou 1.718 mortes relacionadas à Aids, sendo a maioria em jovens do sexo masculino. Durante esse período, foram notificados 9.850 casos de HIV, com cerca de 8 mil casos concentrados em homens de 20 a 49 anos.

Veja Maria:

Goiás registra cerca de 23 casos de HIV e 6 casos de Aids por 100 mil habitantes em 2023
Um milhão de pessoas vivem com HIV no Brasil. Mulheres apresentam piores índices da doença
 



Fonte: Brasil 61

Nenhum comentário:

Postar um comentário