REDE TV COMERCIO

terça-feira, 13 de junho de 2023

BRASIL | IPVA Goiás: prazo para quitar sexta parcela do IPVA vai até 22 de junho

 


O calendário completo pode ser acessado no site da Secretaria da Economia

O vencimento da sexta parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Goiás, que deve ser quitado em junho, começou nesta segunda-feira (12). Neste primeiro momento, o pagamento das parcelas inicia-se pelas placas veiculares de final 1.

Logo após o pagamento do IPVA de placas veiculares de final 1,  o pagamento seguirá a seguinte sequência de placas: final 2 (dia 13 de junho), final 3 (dia 14 de junho), final 4 (dia 15 de junho), final 5 (dia 16 de junho), final 6 (dia 19 de junho), final 7 (dia 20 de junho), final 8 (dia 21 de junho), final 9 (dia 22 de junho). segue a seguinte sequência de placas: final 1 (dia 12 de junho), final 2 (dia 13 de junho), final 3 (dia 14 de junho), final 4 (dia 15 de junho), final 5 (dia 16 de junho), final 6 (dia 19 de junho), final 7 (dia 20 de junho), final 8 (dia 21 de junho), final 9 (dia 22 de junho).

Por último estão os automotores de placa final 0, cujos proprietários têm até dia 23 de junho para efetuar o pagamento.

O advogado Wanderson Silva destaca que os proprietários que não mantiverem o IPVA quitado podem sofrer a incidência de juros de mora, além de terem seu nome inserido na dívida ativa.

“É importante enfatizar ainda que manter o pagamento em dia do IPVA é condicionante para realizar o licenciamento do veículo, ou seja, sem o pagamento do IPVA não é possível renovar o documento do carro. Ou seja, o CRLV que comprova efetivamente a regularização do veículo. E por outro lado pra quem não paga o IPVA, além de sofrer a incidência de juros de mora também pode ter o seu nome inserido na dívida ativa e consequentemente ser surpreendido por uma ação judicial de execução fiscal que é movida pelo próprio estado”, destacou Silva.

Os proprietários puderam parcelar o IPVA em até nove vezes, no caso de veículos com finais de placa 1 e 2, e em até 10 parcelas para veículos de placas final 3 a 0. Para quem optou por quitar o IPVA à vista, em parcela única, o que inclui o Licenciamento Anual do Detran, a data limite será de setembro a outubro.

Qualquer cidadão, com débitos de IPVA vencidos, pode realizar o parcelamento. Para fazê-lo, basta acessar o site da Secretaria de Economia do Estado de Goiás (https://www.economia.go.gov.br), ir até a opção “IPVA” e, após, “parcelamento”, informar placa e RENAVAM do veículo. Após isso, aparecerão os débitos em aberto. Será possível simular o parcelamento, em quantas parcelas desejar, antes de finalizar o parcelamento.

Além disso, os veículos a partir de 15 anos de  fabricação são isentos do pagamento do IPVA. O governo de Goiás concede isenção, também, para pessoas com deficiência (PCD), ônibus ou micro-ônibus de passageiro de turismo ou escolar, além de veículo novo no ano da sua compra, adquirido em concessionária goiana, e ainda redução da base de cálculo concedida às locadoras de veículos.
 



Fonte: Brasil 61

Nenhum comentário:

Postar um comentário