De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município tem registrado um aumento no número de casos de dengue nos últimos meses, o que reforça a necessidade de intensificar as medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor, somente em 2022 foram mais de 8.000 casos registrados no município.

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas incluem febre alta, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, além de náuseas e vômitos. Em casos mais graves, a dengue pode evoluir para a forma hemorrágica, que pode ser fatal.

Por isso, é importante que a população esteja atenta aos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. Entre as medidas indicadas pela campanha da estão:

  • Limpar e cobrir caixas d’água, tonéis e outros recipientes que possam acumular água;
  • Manter as calhas limpas e desobstruídas;
  • Não acumular lixo em áreas abertas, como terrenos baldios;
  • Colocar areia nos pratos de plantas para evitar acúmulo de água;
  • Utilizar repelentes e mosquiteiros para proteção individual.
  • Além disso, a campanha destaca a importância da participação de toda a comunidade no combate à dengue. É fundamental que os moradores se unam para eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito e para alertar as autoridades em caso de suspeita de casos da doença.

Ações que serão desenvolvidas

A Prefeitura irá realizar, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, mutirões de limpeza em espaços públicos e em terrenos baldios, com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito. Além disso, serão realizadas pelos Agentes de Endemias nas residências inspeções para eliminação de possíveis criadouros, tratamento focal com larvicida, levando informações de educação em saúde.

Os agentes de Endemias trabalham a estratégias da saúde familiar, atualmente cerca de 63 profissionais realizarão as visitas domiciliares, que tem como objetivo ações educativas individuais e coletivas, em que é incentivada a adotar medidas simples, como manter caixas d’água e outros recipientes bem fechados, não acumular lixo e entulho em terrenos baldios, e realizar a limpeza regular de calhas e ralos.

A campanha de conscientização da Prefeitura de Águas Lindas é uma iniciativa importante para combater a dengue e proteger a saúde da população. É importante que todos se envolvam nessa luta, adotando medidas simples no dia a dia e colaborando com as ações promovidas pelo poder público.  Ações como essa são essenciais para prevenir a proliferação da doença e garantir a saúde e o bem-estar da população.

Em caso de sintomas procure a unidade de saúde mais próxima e realize o teste, ao realizar os testes rápidos para o diagnóstico para dengue o resultado é obtido em alguns minutos, entre 15 a 20 minutos.

Confira os setores e municípios que serão realizadas as ações;

É o Governo Municipal trabalhando para você!

Prefeitura de Águas Lindas de Goiás!

Um novo tempo.

Secom – Secretaria Municipal de Comunicação

Jornalista: Larissa Nunes (DRT – 0004118/GO)