Águas Lindas recebeu acadêmicos do estado de Minas Gerais que vieram ao município para desenvolver atividades do Projeto Rondon. O projeto nacional, foi criado em 1968 e tem como principais objetivos estimular o universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas. 

A recepção do grupo aconteceu neste sábado(21), na Escola de Formação e Aperfeiçoamento Profissional – EFAP e contou com a presença do  prefeito Lucas Antonietti, do vice-prefeito, Jorge Amaro, secretários e vereadores. O projeto é uma ação de cunho político e estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, destinada a contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais. 

O prefeito, Lucas Antonietti falou da importância do trabalho para reduzir as desigualdades sociais.

“Para nossa cidade é um prazer receber os rondonistas, eu já fui universitário e durante a minha formação sempre trabalhei com serviços sociais, eu acredito nos projetos sociais, porque eles realmente chegam às pontas, onde há necessidades e pessoas que às vezes precisam só de uma mão amiga. 

A Rondonista Maria Luiza, que é estudante de psicologia na FUNIP de Ipatinga- MG, falou da gratificação em participar de um projeto tão grandioso. 

“É uma construção pessoal e profissional a gente conhecer uma outra realidade que é fora da nossa e a gente ver o potencial que a gente tem, e ver que pode ir além do que achamos e poder ser a mudança de alguém que a gente não conhece e nos conectar com outras pessoas”, contou.

Programação

Os rondonistas ficam no município de Águas Lindas até o dia 2 de fevereiro, levando a ação da operação “Lobo Guará”, que terá duração de dez dias e será desenvolvido nas áreas da saúde, educação, cultura, assistência social e meio ambiente por meio de oficinas educativas e palestras de conscientização.

Para acompanhar a programação de todos os dias basta acessar as redes sociais da Prefeitura municipal, @prefeituradeaguaslindas. 

Sobre o projeto Rondon

É uma ação interministerial do Governo Federal realizada em coordenação com os Governos Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa a somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

O Projeto Rondon prioriza, assim, desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com, a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

Em 1967 aconteceu a “operação Zero”, que deu origem às intervenções que, este ano, completam 50 anos construindo um Brasil mais justo e solidário. 

É o Governo Municipal trabalhando para você!

Prefeitura de Águas Lindas de Goiás!

Um novo tempo.

Secom – Secretaria Municipal de Comunicação

Jornalista: Larissa Nunes (DRT – 0004118/GO)

Fotos: Beto Castanheiro