REDE TV COMERCIO

quarta-feira, 21 de julho de 2021

Para Hildo do Candango o Entorno é a solução

 



O Diário da Manhã entrevistou nesta quarta-feira (21), Hildo do Candango, ex-prefeito de Águas Lindas de Goiás. No bate-papo, o gestor conta a sua experiência com a política e fala das soluções para o entorno.

DM –  O Entorno tem jeito? 

Hildo – O Entorno não é problema nem para Goiás e nem para o DF. Nós somos é solução… Nossa localização é privilegiada, próximo da capital federal, no centro do pais, facilitando uma logística de distribuição e abastecimento do país. Precisamos de políticas públicas de desenvolvimento de nossa região. E para isso, contamos com o Governo Federal, Governo do Estado e do governo do Distrito Federal.

DM- Na sua opinião o Caiado é presente no Entorno? 

Hildo – Claro que sim, é um governador acessível, sensível a nossas dificuldades, porém, ele governa no meio de uma pandemia mundial. Qual lugar do mundo está 100%?

Quando presidente da AMAB, falei de minha preocupação com a falta de leitos para o Entorno. Foi no outro dia no ministro da Saúde e com algumas semanas Águas Lindas tinha o primeiro hospital de campanha do Brasil.

DM – O Entorno está satisfeito com a participação dele na política de Goiás, digo em uma eleição sempre proporcional e nunca na majoritária? 

Hildo –  Essa é uma discussão que sempre foi debatido na AMAB com os prefeitos da Ocidental, Fábio Correia, o atual presidente da Associação Prefeito Pablio de Valparaiso e com a ex prefeita Sônia de Novo Gama. Temos um milhão e oitocentos mil moradores, hoje representamos um terço da população de Goiás. Precisamos fazer o estado mais presente em nossa região, acho que que é a hora do entorno.

DM – Qual seria a participação do Entorno na chapa Majoritária? 

Hildo –  Acho que é o momento de indicarmos um vice na chapara majoritária.

DM – Quem seria esse nome, o senhor sabemos que seria um grande nome, o senhor tem essa vontade? 

Hildo – Essa é uma discussão para debater com todas as lideranças da região, não pode ser uma decisão de uma pessoa e sim a vontade majoritária de uma região. Quanto a mim, hoje trabalho para ser pré-candidato a deputado federal

DM – Caso o senhor fosse escolhido, não toparia?

Hildo – É algo que teria que discutir com muita gente, é difícil de falar… Como eu falo, estamos trabalhando com outro foco.

Dm –  Como foi ser prefeito de um uma cidade que faltava tudo? 

Hildo – Foi um dos maiores desafios de minha vida… Como você falou:  faltava tudo, mais regaçamos as mangas e fomos trabalhar

Dm: Fale o que foi feito na Saúde?

Hildo – Tinha só cinco postos de saúde funcionando, o Hospital Bom Jesus, não estava funcionando quase nada, entreguei com 21 postos e três farmácias centrais e com UPA pediatra funcionando 24 horas.

Dm:  E na educação?

Hildo – Na educação também avançamos muito… Quando eu assumir só tinha 214 salas de aulas, um déficit de 20% de vagas para etapa 1 e 2. Ou seja, criança fora da sala de aula… O que fizemos para mudar isso? Pegamos a pior escola do município e transformamos em modelo, que é hoje a Escola Antônio Cicero…. Construímos 167 novas salas, praticamente dobramos a capacidade das escolas, implantamos a jornada ampliada, reformamos 95% das escolas.

Dm: Sua gestão se destacou no estado como prefeito que mais realizou obra. Como conseguiu recursos e o que mudou na Infraestrutura de Águas Lindas?

Hildo –  Quando assumimos Águas Lindas só tinha 17% de asfalto e 0% de saneamento, foi um desafio… Primeiro consegui recursos para realizar as obras… Nossa estratégia foi criar uma equipe técnica de projeto do município com requisitos técnicos exigidos pelos ministérios para a cidade.

Depois o desafio foi cadastrar esses projetos… Conseguimos trazer para Águas Lindas 10% de toda a verba que tinha disponível na época pelo Ministério da cidade para o Brasil, que era de 5 bilhões. Levamos para a nossa cidade cerca de 500 milhões. O próximo passo foi executar as obras… Contratamos uma empresa de fiscalização técnica para acompanhar e fiscalizar as empreiteiras que ganharam a licitação. Com isso, conseguimos entregar todas as obras

Hildo do Candango finalizou a entrevista falando da primeira rede de esgoto que trouxe para a cidade e a construção de subestações de bombeamentos em Águas Lindas (ETE). O gestor também destacou as obras de asfaltos, calçadas e sinalização das vias vertical e horizontal que mudaram a cara dos bairros. Fonte : https://adm.dm.com.br/blogs/


Nenhum comentário:

Postar um comentário