domingo, 19 de maio de 2013

Águas Lindas se mobiliza contra a exploração Sexual




Aconteceu na manhã desta sexta-feira (17), no pátio da Prefeitura uma grande mobilização para a campanha de “Combate aos abuso e a exploração sexual infanto-juvenil”. O prefeito Hildo do Candango, acompanhado de seu vice Luiz Alberto Jiribita e da primeira-dama Aleandra de Sousa deu início as palestras.

Realizado pela prefeitura, através do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), o dia de combate aconteceu com várias atividades educativas e culturais para informar e conscientizar a população sobre o abuso e a violência sexual contra crianças e adolescentes.

O prefeito Hildo informou que a sua administração vai trabalhar incansavelmente para buscar melhorias para Águas Lindas. “Nosso governo vai fazer a diferença, no sentido de informar, fiscalizar e cobrar. Unidos vamos melhorar nossa cidade”.

E quanto ao Dia de combate a exploração sexual, Hildo afirmou que a preocupação com nossas crianças não devem acontecer apenas nesse dia, mas sim durante todo o ano.

Já o vice Jiribita pediu aos participantes que cuidem das crianças. “Não deixem o abuso acabar  com a vida das nossas crianças. Pais e professores fiquem atentos para qualquer mudança de comportamento. Cuidado, vamos preservá-las”.

A primeira-dama e secretária de Ação Social, Aleandra de Sousa, disse que não acha justo uma criança perder o que tem de mais precioso que é o futuro. “Nós temos que nos orgulhar desse evento, porque mostra que nossa cidade está preocupada com nossos jovens e crianças”.

E aos que não sabem, Aleandra afirmou que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a mão amiga da comunidade. “Quando alguém procura o CRAS em busca de atendimento onde é constatado a violência, logo é encaminhado para o CREAS que tem pessoal capacitado para cuidar das vítimas”, completou.

A coordenadora do Creas, Zilda Tavares afirmou que o Centro tem como objetivo ofertar acompanhamento técnico especializado. “Nós trabalhamos com pessoas vítimas de violência e sabemos o quanto é doloroso para as famílias e para as vítimas passar por uma situação tão delicada. E é por isso que nós lutamos para evitar que mais pessoas sofram, estamos aqui levando informação, pois a melhor arma contra o crime é a prevenção”.

Participaram do evento, os secretários de Saúde Willem Madison e de Educação Silvério Correa, a diretora do Trabalho Maria Fábia, os vereadores Zezito Moura, Aloísio da Artec e Natália. Além de alunos da escolas municipais de Águas Lindas.

Saiba mais

Dia 18 de maio, a data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 e lembra um violento crime sexual que aconteceu em 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo, contra uma menina de apenas oito anos, conhecido como “Caso Aracelli”. Os criminosos nunca foram responsabilizados. O marco é uma conquista na luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de todo país.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: Antonio Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário