banner publicitario

banner publicitario

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Dengue tipo 3 retorna a Goiás após 17 anos

 

divulgação

Ausência do vírus por tanto tempo aumenta a preocupação com uma possível epidemia, uma vez que a população não possui imunidade prévia


Após 17 anos sem registros, a dengue do tipo 3 foi novamente identificada em três cidades de Goiás, Anápolis, Goiatuba e Rio Verde, conforme informações da Secretaria de Saúde do estado.


O médico infectologista Marcelo Daher alerta para os riscos associados à circulação do vírus, especialmente pelo fato de que a maioria da população nunca teve contato com esse tipo da doença.

De acordo com Daher, a ausência do vírus por tanto tempo aumenta a preocupação com uma possível epidemia, uma vez que a população não possui imunidade prévia. Ele enfatiza que, embora os casos identificados em 2024 nas cidades de Goiatuba e Rio Verde já tenham sido curados, a situação exige atenção redobrada.

Em 2025, foi registrado um único caso em Anápolis, que se refere a um paciente residente em Mato Grosso, que estava temporariamente na cidade. Felizmente, esse paciente também se recuperou. A Secretaria de Saúde de Goiás continua monitorando a situação e reforçando a importância de medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A volta da dengue tipo 3 acende um alerta para a população goiana, que deve estar atenta aos sintomas da doença e adotar práticas de prevenção, como eliminar focos de água parada e utilizar repelentes.

Fonte: https://www.dm.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Polícia apura se até 20 pacientes foram vítimas de técnicos de enfermagem em hospital no DF

  Há indícios de múltiplas aplicações de substâncias potencialmente letais diretamente na corrente sanguínea de uma paciente    A Polícia C...

Popular Posts