Sede do Governo Federal, a Capital Brasileira sofre ataques antes mesmo da Ditadura Militar
Ataques a bomba no Brasil não é fato isolado, Brasília e RJ concentra um dois maiores ataques já registrados antes da Ditadura Militar de 1964, o mais notório em Brasília ocorreu na década de 1950.
A cidade de Brasília, como o centro do poder federal, sempre foi um símbolo de disputas políticas, o que também contribuiu para o uso de violência, como os ataques a bomba, como forma de contestação.
Em Brasília houve uma série de ataques, mas o mais notório aconteceu em 1958, quando houve uma série de atentados à bomba na capital federal. Os responsáveis eram, em sua maioria, militantes e grupos de oposição ao regime político da época, em especial ligados à corrente de resistência ao governo de Juscelino Kubitschek, que estava por trás da construção da nova capital. O governo de JK havia começado a transferir o centro político do Rio de Janeiro para Brasília, o que gerou uma série de tensões políticas e sociais.
Esses ataques deram origem a violência política no País, que se assemelham aos ataques ocorrido ontem, quarta-feira 13, e no 8 de Janeiro de 2023, na Praça dos Três Poderes no DF.
Já no Rio de Janeiro, o ataque aconteceu em um Show de MPB, no Riocentro, o evento contava com mais de 20 mil pessoas, Uma das bombas explodiu prematuramente, matando o sargento Guilherme Pereira do Rosário e ferindo gravemente o capitão Wilson Dias Machado.
Fonte: https://www.dm.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário