saude

saude

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Clima seco em Goiás acende alerta de umidade em 25%

 

CHUVA, QUEDA NA TEMPERATURA E BAIXA UMIDADE, SÃO AS PREVISÕES PARA OS PRÓXIMOS DIAS NO ESTADO


Chuva, queda na temperatura e baixa umidade, são as previsões para os próximos dias em Goiás. No entanto, a situação meteorológica está em alerta devido ao tempo seco, com a umidade atingindo apenas 25%. O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) destacou que maio apresentou índices de umidade abaixo do normal em comparação com 2023.

O alerta foi emitido pelo Cimehgo na segunda-feira 20, indicando atenção quando os níveis de umidade variam entre 20% e 30%. Isso levou o governo a alertar sobre os riscos à saúde causados pelo tempo seco, já que a OMS recomenda uma umidade mínima de 60% para o bem-estar humano.

A Cimehgo, atribuiu as baixas taxas de umidade ao fenômeno El Niño, que ocorre a cada dois a sete anos e aumenta as temperaturas, deixando Goiás sem chuvas há quase um mês e contribuindo para a queda da umidade.

Há também uma previsão de que o tempo seco persistirá até sexta-feira, 31, com a possibilidade de chuvas no sábado,25, na região sudoeste devido a uma frente fria vinda do Sudeste do país.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) recomenda medidas como hidratação adequada, evitar atividades físicas extenuantes durante as horas mais secas, proteger-se do sol e usar umidificadores de ar para melhorar a qualidade de vida dos habitantes locais. No entanto, o Inmet alerta para o uso excessivo de ar-condicionado, pois pode diminuir ainda mais a umidade ambiente.

Fonte:  https://www.dm.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário