canpanha da dengue

canpanha da dengue

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

EVANDRO DO CETEP fala sobre a prevenção do suicídio.

 



Nos últimos anos tenho perdido amigos, ex-alunos e pessoas queridas através do suicídio. 
Nas últimas três décadas houve um aumento de mais de 40% nos casos, levando o Brasil à triste marca de oitavo país com mais suicídios, na maior parte entre homens jovens de 15 a 29 anos. Quais fatores presentes na vida podem influenciar tal ato?
Estudos recentes demonstram que dentre os fatores sociais está o alcoolismo e uso de entorpecentes entre os homens, e a desigualdade educacional entre as mulheres. Já o fator desemprego e dívidas se fez presente no suicídio de ambos. Isso demonstra que há uma necessidade de políticas públicas efetivas para amenizar esses três fatores. Vale lembrar que determinados transtornos mentais que começam com pequenas alterações comportamentais podem se agravar e desencadear pensamentos suicidas.
Como especialista em saúde pública e psicanalista, separei 10 sinais de alerta para você ficar atento (a): Depressão e Ansiedade com aquela tristeza inexplicável e excesso de preocupação com o futuro; solidão; alcoolismo; uso de drogas entorpecentes; falta de desejo de realizar o auto cuidado; vontade de se isolar e a falta de interesse por uma crença; 
O mês de setembro é voltado para a prevenção do suicídio. Separei 10 dicas para você: 01-trabalhe sua autoestima, entenda que você é a pessoa mais importante nesse mundo. 02-Se livre de traumas do passado, delete sentimento de culpa e perdoe quem te fez mal. 03-estude, se prepare e cresça financeiramente. 04-Se envolva em um trabalho social, fazer o bem é bom para a saúde. 05-Diante do sinal de alerta procure ajuda de pessoas capacitadas ou serviço de saúde mental. 06-Tenha boa alimentação pobre em sal, gordura saturada e açúcares. 07-Pratique exercícios físicos regularmente. 08-Valorize a família e passe mais tempo com ela. 09-Valorize sua vida, cuide dela como alguém que cuida de uma joia preciosa. 10-Procure uma religião, um credo que alimente seu espiritual.
Como um Estadista finalizo dizendo que o governo municipal ou estadual pode contribuir criando uma assistência efetiva para a saúde mental; criação de emprego para diminuir o desemprego; investimento em uma educação forte e igualitária; criando programas habitacionais e desenvolvendo ações e obras para uma cidade saudável onde vive um povo saudável.

Todos juntos, governo e sociedade haveremos de vencer o suicídio!

EVANDRO DO CETEP é especialista em saúde pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário