terça-feira, 21 de março de 2023

Caiado luta para derrubar aumento da tarifa de ônibus no Entorno do DF

  Foto: Secom

Governador Ronaldo Caiado sobre ações no Entorno do DF: “Vamos identificar o Entorno como a região que tem a presença do Governo de Goiás, melhorando a vida das pessoas”



Governo de Goiás segue tratativas para implementar consórcio interfederativo com a missão de subsidiar o transporte público na região

Aguardando nova audiência no Ministério das Relações Institucionais, com o propósito de discutir o subsídio à passagem de ônibus no entorno do Distrito Federal (DF), o governador Ronaldo Caiado saiu em defesa da derrubada do reajuste de 12% aplicado nas tarifas da região pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). O novo encontro deve avançar nas tratativas iniciadas em fevereiro, quando Caiado esteve com o ministro Alexandre Padilha levando uma minuta de projeto para um consórcio entre os governos de Goiás, do DF e União. 

“A partir de um estudo da tarifa técnica, nós queremos que a diferença entre esse valor e o que está sendo praticado seja paga pelo Governo de Goiás, Governo do DF e Governo Federal. Não queremos dar aumento e muito menos assaltar o bolso do cidadão que trabalha e não está mais suportando esse reajuste”, afirmou o governador ao citar a proposta de consórcio interfederativo aos moldes do que ocorre na Região Metropolitana de Goiânia, onde a passagem está com valor congelado desde 2019.

Desde 2022, o Governo de Goiás mantém esforços para evitar que a população vizinha ao DF seja penalizada com aumento de passagem e também para oferecer melhorias ao transporte público da região. Apesar de ter a menor receita entre os três entes envolvidos na discussão, Caiado declarou disposição em arcar com um terço do subsídio da tarifa no Entorno do DF.

O assunto foi tratado pelo chefe do Executivo goiano em entrevista nesta terça-feira (21/03). “Vamos identificar o Entorno como a região que tem a presença do Governo de Goiás, melhorando a vida das pessoas”, pontuou. 

O modelo de consórcio defendido por Caiado para o Entorno possibilitou a implantação de diversos benefícios para os passageiros da Grande Goiânia. Entre eles, a meia tarifa para viagens de curtas distâncias e o cartão família, através do qual uma família de até seis pessoas paga apenas uma passagem em viagens aos finais de semana e feriados. 

Entenda
O aumento das tarifas do transporte interestadual semiurbano da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) é discutido desde dezembro do ano passado, quando a Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF) oficializou reajustes que chegavam a 26%. Na ocasião, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a medida após acatar pedido do Governo de Goiás. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acabou assumindo a gestão do trecho entre Distrito Federal e o Entorno.

O assunto do aumento voltou à tona no último dia 3 de março, quando uma publicação no Diário Oficial da União autorizou reajuste de 12% no valor das passagens. Caiado explicou que o Governo de Goiás segue com posicionamento absolutamente contrário à medida, uma vez que penaliza a população goiana que utiliza o serviço.




Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário