Águas Lindas obteve nota 7,14 na avaliação quadrimestral feita pelo Ministério da Saúde, sobre os serviços da Atenção Básica de Saúde prestados pelo município.

O Ministério da Saúde, através da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), divulgou o Indicador Sintético Final do 3° quadrimestre de 2022 de Águas Lindas de Goiás, o município obteve a nota de 7,14, se mantendo no patamar para o recebimento de recursos federais. A avaliação é feita em todo o território nacional, nos 5.568 municípios.

A atenção básica ou atenção primária em saúde é conhecida como a “porta de entrada” dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial. Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.

Para compor a análise, o Ministério da Saúde leva em conta os seguintes fatores: proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes com atendimento odontológico; proporção de mulheres com coleta de citopatológico; proporção de crianças de um ano de idade vacinadas; proporção de pessoas com hipertensão com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e proporção de pessoas com diabetes com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.  

Em 2021 o indicador já havia tido um crescimento significativo saindo de 2,85 em 2020 e saltando para 6,75. Mesmo com o aumento das exigências do Ministério da Saúde, as equipes de Unidades Básicas de Saúde do município de Águas Lindas vem avançando na melhoria dos serviços da atenção básica, aprimorando e ampliando o atendimento aos moradores. 

A gestão “Um Novo Tempo”, tem como prioridade uma saúde humanizada, o prefeito Lucas Antonietti, tem cobrado melhorias constantes na prestação dos serviços. 

Segundo o Secretário de Saúde Carlos de Lima Barbosa, a obtenção deste indicador comprova que o município está avançando e investindo na atenção primária,  onde 80% dos problemas de saúde devem ser resolvidos. 

“Há uma tendência de evolução,  já que acabamos de habilitar junto ao Ministério da Saúde mais 10 (dez) equipes ESF (Estratégia da Saúde da Família) que aumentará nosso percentual de cobertura da Atenção Primária”, completou o secretário. 

Mais investimento na Atenção Primária à Saúde

Somente em 2022 foram implantadas 03 novas equipes de Estratégia de Saúde da Família, ampliando a cobertura de 76 mil pessoas para 88 mil pessoas. Além disso, mais de 50 profissionais (Médicos e enfermeiros) da Atenção Básica foram treinados e aptos para Inserção de DIU (Dispositivo IntraUterino).

É o Governo Municipal trabalhando para você!

Prefeitura de Águas Lindas de Goiás!

Um novo tempo.

Com informações da Secretaria Municipal de Saúde

Secom – Secretaria Municipal de Comunicação

Jornalista: Larissa Nunes (DRT – 0004118/GO)