A Prefeitura de Águas Lindas, por meio da Secretaria de saúde, realizou nesta segunda-feira(17), a entrega de próteses dentárias, nesta primeira etapa, 80 pessoas foram contempladas pelo benefício.

A gestão “Um novo tempo”, tem feito a diferença na saúde, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Águas Lindas, realizou a entrega de 80 próteses dentárias a pacientes assistidos pela unidade. Desde o início do ano, já foram confeccionadas e entregues 470 próteses. 

O projeto vem melhorando a saúde bucal dos moradores de Águas Lindas, com a oferta do serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a Secretaria de Saúde, a expectativa é que 600 próteses sejam entregues até o final do ano. 

Além de restaurar sorrisos, devolve a autoestima dos beneficiados e proporciona mais qualidade de vida. Um dos beneficiados, Geraldo Silvestre,  morador do município, se alegrou em poder voltar a sorrir novamente. 

“Eu não estava comendo direito, tudo era mais difícil, agora vou voltar a comer direito e poder sorrir sem medo, agradeço a prefeitura pelo serviço, um atendimento muito bom não faltou nada”, comemorou. 

Para o Secretário de Saúde, Rafael Mendonça, é um momento de grande avanço para o município.

“Queria parabenizar a equipe do CEO, o nosso objetivo final é esse cuidar do usuário do SUS, desses pacientes que precisam desses dispositivos, esse é mais um avanço da Prefeitura,é um momento único que a gente traz a população para perto, que a gente consegue ouvir a população os seu anseio, o que falta e a í a gente corre atrás para atender”, completou. 

Já o Vice-prefeito Jorge Amaro, destacou a importância do serviço. 

“Isso aqui representa qualidade de vida para a nossa população, esse é um serviço que é referência em nosso estado”, disse.

Qualidade de vida

A coordenadora do CEO, Luciene Sintra, destacou que a utilização da prótese vai além do aspecto estético e tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida de quem usa. 

“Esse paciente vai mastigar melhor, é a sua integração na sociedade, é a melhoria na qualidade de vida, a autoestima que a gente devolve, então tudo isso é muito importante, a qualidade de vida no geral do paciente”, completou. 

Para solicitar a prótese dentária é necessário ir até a unidade básica de saúde do seu bairro ou local em que mora, agendar uma consulta com o dentista do posto, realizar a triagem e pedir o encaminhamento para fazer a prótese dentária. A entrega acontece em até 35 dias após a confecção do molde.

Os pacientes são encaminhados para o CEO após triagem realizada em uma das Unidades de Saúde do município. Além da confecção de próteses, o Centro realiza ações de estomatologia, periodontia, odontopediatria, endodontia, cirurgia e ortodontia.


É o Governo Municipal trabalhando para você!

Prefeitura de Águas Lindas de Goiás!

Um novo tempo.

Secom – Secretaria Municipal de Comunicação

Jornalista: Larissa Nunes (DRT – 0004118/GO)

Fotos: Beto Castanheiro