REDE TV COMERCIO

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Águas Lindas é destaque internacional no Programa Criança Feliz

 

O Município de Águas Lindas recebeu nesta quarta-feira(24), o Vice-ministro de Políticas Sociais do Ministério do Desenvolvimento Social do Paraguai, Cayo Cáceres. O Vice-ministro está percorrendo Brasília e o entorno para conhecer as ações específicas da implementação de diversos programas sociais, entre eles o Programa Criança Feliz.

Águas Lindas foi escolhida pela equipe da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, como referência para apresentar o desenvolvimento do programa no Brasil. O Programa Criança Feliz, consiste em promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.


A visita aconteceu na Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude, além do Vice-ministro do Paraguai, estavam presentes o Prefeito Dr Lucas Antonietti, Primeira Dama, Dra Fernanda Antonietti, Vice-Prefeito Jorge Amaro, Secretária de Assistência Social, Aline de França, Secretária Nacional da Atenção a Primeira infância do Ministério da Cidadania, Luciana Miranda, Secretário de Comunicação, Marcos Alexandre e a equipe do Programa Criança Feliz.


Para a Secretária de Assistência Social, Cidadania e Juventude, Aline França,  a visita serviu para mostrar o quanto o governo Municipal de Águas Lindas se preocupa com a primeira infância e como as ações promovidas pelo governo através do programa, tem impactado a vida das crianças e gestantes.
“Estamos de braços abertos para receber e fazer essa troca de experiências sempre  que precisarem”, pois é importante tanto para o Paraguai quanto para o Brasil. Assim, podemos avançar em algumas políticas públicas e acolher cada vez mais a população mais vulnerável”, completou.


O Prefeito Dr Lucas Antonietti, destacou a importância do Município de Águas Lindas ser referência a nível nacional.
“Nós temos que divulgar e replicar notícias boas, que levam o nome da nossa cidade, sabemos que é um programa desafiador, e Águas Lindas tem sido referência não só a nível de estado como a nível nacional no acolhimento dessas crianças na primeira infância”.


*Programa Criança Feliz*


O Programa Criança Feliz fortalece a família, valorizando o convívio, além de abordar todos os cuidados básicos, a comunicação positiva, o afeto e o brincar.


De acordo com a Supervisora do Programa Criança Feliz em Águas Lindas, Sandra Soas, o programa traz uma visão diferenciada para as crianças por meio do estímulo na aprendizagem desde a gestação.
“Temos uma visão ampliada pelo programa, através do conhecimento do estudo, de tudo aquilo que é buscado na primeira infância, então foi trago para nós esse programa no qual sou apaixonada. O objetivo e a metodologia do programa é estimular trazer um desenvolvimento tanto cognitivo e linguístico para as crianças”, pontuou.


Em Águas Lindas  o Programa Criança Feliz atende pessoas entre gestantes, crianças de 0 a 3 anos e crianças com deficiência (0 a 6 anos), oferecendo estímulos para o desenvolvimento psicossocial. O atendimento é realizado por 17 visitadores sociais que atendem 400 famílias.


O Vice-ministro do Paraguai, Cayo Cáceres, falou dos desafios e da importância dessa troca, e parabenizou as ações realizadas no município.
“Às vezes não é fácil trabalhar no serviço público. Trabalhamos com políticas sociais e vi muitas faces do trabalho e da escala do que é realizado no Brasil. é um desafio muito grande  estou muito feliz em trocar essa experiência e fortalecer o programa no Paraguai”, disse.


A  Secretária Nacional de Atenção à Primeira Infância do Ministério da Cidadania, Luciana Miranda destacou a eficácia do programa no município.
“Águas Lindas é um município que executa com muita qualidade e muito carinho o programa e a gente está nesse processo de compartilhar aprendizagens e conhecimentos, então a gente trouxe o Ministro para ver como é o trabalho aqui, e perceber a importância que tem o programa, no que desrespeito ao cuidado com as crianças na primeira infância”.


Nas visitas são trabalhadas as 4 dimensões do desenvolvimento da criança como: linguagem, motricidade, socioafetividade e  cognitiva. O Ministro acompanhou de perto algumas visitas, observando a narrativa do programa, e das ações realizadas no município.


Secom – Secretaria Municipal de Comunicação
Jornalista: Larissa Nunes (DRT – 0004118/GO)
Fotos: Beto Castanheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário