REDE TV COMERCIO

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Vacinação contra Pólio continua até o dia 21


A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Epidemiologia, continua procedendo até o dia 21/06 na aplicação da vacina contra a Poliomielite. Segundo o secretário de saúde Doutor Willem, nestes primeiros dias de imunização foram aplicadas nove mil doses em crianças a partir dos 6 meses até os menores de cinco anos de idade (6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias). Os trabalhos estão sendo feitos também na zona rural do município.
Todas as Unidades Municipais de Saúde  recebem o público alvo da vacinação. A coordenadora da Epidemiologia  Priscila Silva, lembra que  é de fundamental importância  a necessidade de apresentar o cartão de vacina “para avaliar a situação vacinal da criança considerando o esquema sequencial”, frisou.
Este é o 34º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e o 24º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990, e assim deve se manter até a concreta certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso.
Com a proximidade de grandes eventos de massa que serão realizados no Brasil, como a Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas, é importante informar aos profissionais, autoridades e gestores em saúde, sobre os riscos de reintrodução do poliovírus selvagem, e a necessidade da Notificação e Investigação imediata de todo caso de Paralisia Flácida Aguda (PFA).
Em todo o Brasil está prevista a distribuição de aproximadamente 19,4 milhões de doses da vacina oral. A população alvo a ser vacinada é de 12.909.095 crianças com meta mínima a atingir de 95% deste grupo, o que corresponde a 12.263.640 crianças.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que entre os anos de 2011 e 2012, 16 países registraram casos da doença, e na sua maioria, decorrente de importações do poliovírus selvagem de países endêmicos ou de países que restabeleceram a transmissão (transmissão sustentada por mais de um ano de circulação.
Em 2012 foram registrados 223 casos, sendo que 217 (97,3%) ocorreram nos países endêmicos e, 6 (2,7%) nos não endêmicos. Neste ano de 2012, observou-se uma redução de 36,9% no número de casos de poliomielite no mundo quando comparado ao mesmo período de 2011, de 604, para 223 casos.
Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura / Alberto Pessoa

Fotos: Antonio Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário