REDE TV COMERCIO

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Governo se reúne com equipe do IPES para dar nova destinação ao lixo da cidade



“Vamos dar sequência neste projeto, porque a cidade precisa disso”, afirmou o vice-prefeito.
Na manhã desta quarta-feira (20), o vice-prefeito Luiz Alberto Jiribita recebeu em seu gabiente o presidente do Instituto de Promoção e Educação em Saúde (IPES), Renê Ramos, o consultor técnico e comercial do IPES Carlos Benoni Castanheira e o técnico agrícola especializado em limpeza urbana, Edmundo Macedo.
A equipe do Instituto apresentou um projeto para o município de Águas Lindas de Goiás relacionado ao Plano de Gestão de Resíduos (PGR).No projeto estão formas de se aproveitar o lixo, impedindo que o mesmo seja depositado em aterros (lixões) e assim prejudicando o meio ambiente.
O instituto contrata técnicos para avaliar as condições da cidade, o tipo de lixo produzido, como é feito o transporte e a coleta do mesmo, tudo isso para que sejam definidas as diretrizes a serem seguidas pelo governo.
De acordo com o vice-prefeito, esse é uma ótima ideia.Em nossa cidade, o lixo é um problema muito sério, não temos o descarte correto, e o recolhimento do mesmo também fica a desejar. Mas estamos recebendo várias propostas para mudar essa realidade. E esse projeto apresentado hoje aqui é muito interessante”.
Segundo o presidente do Instituto, Renê Ramos, todos os municípios devem se adequar a esta lei que já está em vigor desde agosto do ano passado. “Escolhemos Águas Lindas por se tratar de uma cidade que cresce muito, e também porque tem um prefeito que além de político é também um empresário, sendo assim tem uma visão mais ampla e realista das verdadeiras necessidades do município”.
O Plano de Gestão de Resíduos reduz os riscos associados à gestão de resíduos tanto do ponto de vista ambiental, como higiene, saúde e segurança. Além de favorecer as cooperativas que trabalham com reciclagem.
A equipe da prefeitura composta pelo diretor administrativo de educação e especialista em tecnologia ambiental Dimas Moreira e os assessores Dorvalino da Silva eJoão Zito Marques, foram convidados para conhecer o Instituto e assim poder saber mais como funciona o projeto.
Para Dimas, além da vinda desse projeto é importante que também se faça uma conscientização ambiental. “Temos que levar informações para a nossa comunidade, e criar uma política sustentável, e ensinar nossas crianças como preservar o meio ambiente, pois elas são o futuro de nossa cidade”.
O segundo passo será dado, agora os representantes vão colher mais dados sobre o projeto para assim apresentá-lo ao prefeito Hildo do Candango. E quem ganha com isso é a cidade, que além de receber um projeto dessa importância será beneficiada com emprego e geração de renda para a população. “Vamos dar sequência nesse projeto, porque a cidade precisa disso”, completou Jiribita.
Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Foto: Antonio Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário