segunda-feira, 22 de junho de 2026

CNI entrega agenda para 2050 aos presidenciáveis

 


Propostas defendem aumento da produtividade, fortalecimento da indústria e redução do Custo Brasil para melhorar o ambiente econômico e a competitividade do país

Nesta segunda-feira (22), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou aos pré-candidatos à Presidência da República e aos representantes do setor produtivo uma agenda de propostas voltadas à melhoria do ambiente econômico e ao fortalecimento da competitividade do país. Realizado desde 1994, o encontro já é uma tradição da entidade às vésperas das eleições gerais e se consolidou como um dos principais espaços de diálogo entre a indústria e os presidenciáveis

Em 2026, a CNI lançou o documento "Construindo o Brasil 2050: a indústria na agenda dos presidenciáveis", entregue durante evento realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Participaram do encontro os pré-candidatos Flávio Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (PSD), além de mais de mil representantes da indústria brasileira

Na ocasião, os presidenciáveis apresentaram suas visões para o país e dialogaram com o setor produtivo temas considerados prioritários para impulsionar o crescimento sustentável, a inovação e a competitividade nacional

Durante a abertura do evento, o presidente da CNI, Ricardo Alban, disse que o próximo chefe do Executivo terá a missão de liderar um projeto de desenvolvimento de longo prazo para o país, e não apenas atender aos interesses de um segmento específico da economia. 

“Nessa jornada, a adoção de medidas em favor do desenvolvimento econômico e social será tão importante quanto as ações destinadas a evitar retrocessos. A indústria está pronta para fazer a sua parte. Esperamos que o poder público também escolha planejar e executar, em vez de apenas improvisar”, afirmou.

Construindo o Brasil 2050

Elaborado com a contribuição de lideranças empresariais e especialistas, o documento reúne propostas para ampliar a competitividade do país. As recomendações estão organizadas em 18 temas estratégicos, distribuídos em três premissas principais

1- Macroeconomia para o crescimento sustentado

  • Cenário internacional
  • Agenda macroeconômica

Para Alban, o principal desafio do Brasil não é apenas crescer, mas sustentar um ritmo mais elevado de expansão econômica

“Isso exige a ampliação da capacidade de produção por meio do aumento dos investimentos privados, da eficiência na alocação dos recursos produtivos e do avanço consistente da produtividade”, avaliou.

2- Políticas fundamentais para garantir o desenvolvimento produtivo

  • Política industrial
  • Política comercial e integração internacional
  • Inovação
  • Desenvolvimento regional
  • Meio ambiente e sustentabilidade
  • Cooperação e transferência tecnológica internacional
  • Políticas integradas em educação

3- Agenda microeconômica

  • Integridade de mercado: promoção do Brasil Legal
  • Modernização trabalhista e segurança jurídica
  • Energia
  • Transporte
  • Financiamento
  • Tributação
  • Segurança jurídica
  • Ambiente Regulatório
  • Saneamento básico

“Devemos enfrentar as amarras estruturais que encarecem a produção no país. O Custo Brasil drena a capacidade de investimento das empresas, afasta o capital produtivo e aumenta os preços dos produtos e serviços consumidos pelos brasileiros”, ressaltou. 

O presidente da CNI também ressaltou que em nenhum momento das últimas três décadas, o país conseguiu tratar de forma adequada essas três premissas. 

“Não por acaso, nesse período, houve uma contínua redução da participação da indústria na economia, e os brasileiros deixaram de experimentar avanços significativos na renda e nas condições de vida”, afirmou. Para ele, “a revitalização da indústria é o caminho para que o Brasil crie empregos que proporcionem uma renda mais elevada para a população”.

Alban também enfatizou que o documento não representa uma pauta corporativa ou setorial. Mas “trata-se de uma proposta técnica e política baseada em três pilares capazes de promover o desenvolvimento do país”. 

O documento completo está disponível no portal da CNI

VEJA MAIS:



Fonte: Brasil 61

domingo, 21 de junho de 2026

Aos 46 anos, Ronaldinho retorna ao futebol na 3ª divisão italiana

 

             "O futebol sempre foi uma fonte de alegria para mim e quero trazer esse mesmo espírito para o Ravenna", acrescentou R10. - (crédito: Foto: Jasper Juinen/Getty Images)


Ronaldinho que está atualmente nos EUA para acompanhar a Copa do Mundo de 2026, será apresentado oficialmente como jogador do Ravenna em 23 de junho.


Por AFP


Aos 46 anos, Ronaldinho Gaúcho voltará ao futebol para jogar pelo Ravenna, da terceira divisão italiana, informou à AFP neste sábado (20/6) uma fonte próxima ao craque, confirmando informações do jornal La Gazzetta dello Sport.

O principal jornal esportivo da Itália publicou que Ronaldinho, que está atualmente nos Estados Unidos para acompanhar a Copa do Mundo de 2026, será apresentado oficialmente como jogador do Ravenna durante um evento em Miami no dia 23 de junho.

Em declarações ao La Gazzetta, o vencedor da Bola de Ouro de 2005 afirmou estar "ansioso para voltar a dançar com a bola e escrever um novo capítulo na história com Ignazio Cipriani [proprietário ítalo-americano do Ravenna] e toda sua família".

"O futebol sempre foi uma fonte de alegria para mim e quero trazer esse mesmo espírito para o Ravenna", acrescentou R10.

Campeão do mundo pela Seleção em 2002, Ronaldinho disputou seu último jogo oficial em setembro de 2015, com a camisa do Fluminense.

Questionado pela imprensa italiana neste sábado, o vice-presidente do Ravenna, Ariedo Braida, frustrou as esperanças daqueles que esperavam ver Ronaldinho jogar toda a temporada da Serie C e sugeriu que a contratação foi uma jogada de marketing.

"Ele é um jogador mágico e terá seu contrato; é uma grande conquista para nós. Vai jogar aos 46 anos? Depende, mas digamos que ele terá seu contrato", disse o dirigente à agência LaPresse.

"Ele vai jogar? Isso ainda vamos ver, não podemos descartar a possibilidade. Um campeão como ele está em uma categoria superior e não tem idade", acrescentou Braida em declarações divulgadas pela agência Ansa.

O Ravenna tem como principal objetivo na próxima temporada retornar à Serie B italiana, que não disputa desde 2008.



Fonte: Correio Brazilense

sexta-feira, 19 de junho de 2026

DF – Seresta VIP é sucesso no Núcleo Bandeirante e muda formato de diversão na cidade para público da meia idade


  • Evento ocorre uma vez por mês no espaço de festas do Restaurante Fogão Goiano

POR AMARILDO CASTRO

Em tempos onde a boa música, a dança de casais coladinhos e a diversão saudável parecem estar um pouco fora de moda, o resgate de todos esses valores pode ser encontrado na chamada Seresta Vip, que chegou neste mês de junho à sua 20a edição, no espaço de festas do Restaurante Fogão Goiano, na Avenida Contorno no Núcleo Bandeirante.

O organizador Ronnie Cézar e a viúva do ex-deputado Jorge Cauhy (em memória): evento reúne várias personalidades e moradores da região

Por ali, com muita música boa, cerca de 200 pessoas se reúnem sempre no início de cada mês para curtir o melhor da música nacional, especilmente dos anos 80 e 90, ao som de Zezão de Fortaleza e outros cantores já consagrados no DF.

Festa reúne dezenas de casais e amigos

“É um momento de muita alegria, diversão saudável à moda antiga, onde vimos muitos casais com o compromisso de apenas se divertirem em um ambiente seguro e muito adequado para dançar e curtir”, disse o organizador, Ronnie Cézar, que está à frente do evento há quase dois anos.

Juntamente com a direção do Restaurante Fogão Goiano, ele criou esse evento, com autorização da administração local para ser uma alternativa aos antigos bailes, hoje quase esquecidos em todo o DF, e esse resgate deu muito certo.

Gilberto (D), que ao lado da irmã Sorai comanda o espaço: satisfação em receber grande público

“Nós temos aqui pessoa de várias cidades, como Taguatinga, Águas Claras, São Sebastião, Guará; mas o maior público é daqui mesmo do Núcleo Bandeirante”, comenta Ronnie.

Na visita do Blog do Amarildo na última sexta-feira, dia 12 de junho, Dia dos Namorados, muitas pessoas conhecidas na cidade marcavam presença, com destaque para o administrador do Guará. Artur Nogueira, que passou por lá; a viúva do ex-deputado Jorge Cauhy (em memória), Zoraide Cayhy; empresários, lideranças e muitos moradores da região.

Ronnie explica que a proposta da Seresta Vip é um projeto de sucesso na cidade, e desde já, agradece a capa participante: “Tenho o telefone de todos que por aqui passaram desde o início, esse trabalho é antes de tudo, um fortalecimento à amizade”, conclui.

GALERIA DE FOTOS

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Defasagem do Simples Nacional preocupa setor produtivo goiano e pode ampliar informalidade

 


Representantes das associações comerciais e empresários de Goiás defendem correção anual dos valores de enquadramento do regime tributário, com inflação como indexador, e alertam que defasagem pode elevar custos, reduzir competitividade e levar empresas à informalidade

A atualização dos limites de faturamento do Simples Nacional é defendida por representantes do setor produtivo de Goiás como uma medida necessária para garantir a permanência dos pequenos negócios no regime tributário. Empresários e lideranças do associativismo afirmam que a falta de correção dos valores amplia a carga tributária, reduz a competitividade e pode levar empresas à informalidade. 

A proposta está em discussão na Câmara dos Deputados por meio do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2021, que prevê a ampliação do limite anual de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) para até R$ 130 mil. Em março deste ano, a Câmara aprovou o regime de urgência para análise da matéria, que atualmente tramita em uma comissão especial.

Para o presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), Leopoldo Moreira Neto, a atualização é necessária para preservar pequenos negócios e empreendedores em todo o país.

“Os empreendedores já são muito sacrificados e o reajuste da tabela do limite do Simples Nacional é muito importante para a continuidade dos negócios e do empreendedorismo”, afirmou  Moreira Neto.

Segundo o presidente da Facieg, a ausência de correção dos limites cria dificuldades para empresas que ampliam o faturamento. Na avaliação dele, muitos empresários acabam abrindo mais de uma empresa para permanecer no regime simplificado. 

“A defasagem do limite do simples gera muito transtorno porque a pessoa não tem condição de sair do simples. Gera o impacto de aumento de custo de ter que abrir mais um centro CNPJ, pagar mais duas conta, porque às vezes não tem condição de sair do Simples”, avaliou.

Defasagem tributária

O empresário, pré-candidato a deputado estadual de Goiás pelo Mobiliza e ex-presidente da Facieg, Márcio Luís, pontuou que a falta de atualização dos limites prejudica o desenvolvimento dos negócios. Segundo ele, o aumento do faturamento ao longo dos anos reflete, em grande parte, a inflação acumulada, sem representar necessariamente ganho real para as empresas. “Estão recebendo mais, mas as despesas aumentaram na mesma proporção.”

Na avaliação dele, a ausência de reajuste faz com que empresas migrem para faixas tributárias mais elevadas ou deixem o regime simplificado. “Em resumo, a lei que criou o Simples, que foi feita para beneficiar e favorecer as empresas de pequeno porte, por conta de todo o contexto social, da geração de emprego de toda a dificuldade que elas passam, está sendo atropelada. Está deixando de ter uma serventia. Na prática, o governo, ao não atualizar a tabela do Simples está forçando a expulsão dessas empresas ou que elas acabam pagando mais tributo à medida que aumentando a alíquota”, destacou Márcio.

Como a tabela do Simples Nacional não é corrigida desde 2018, Márcio defende que a correção dos limites seja feita de forma periódica, utilizando a inflação como referência.

“A nossa luta é para aumentar imediatamente a tabela do simples através de um reajuste. Inclusive nós defendemos que isso seja feito de maneira anual, tendo a própria inflação como indexador, para que situações como essa não voltem a acontecer”, defende Márcio Luís.

Sistema associativista cobra correção

A mobilização pela atualização do Simples Nacional conta com o apoio do sistema associativista brasileiro, liderado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). A entidade reivindica uma correção de aproximadamente 83% nos valores atuais de enquadramento.

A proposta defendida pelo setor prevê que o teto anual do MEI passe para R$ 144,9 mil. Para microempresas, o limite sugerido é de cerca de R$ 869,4 mil, enquanto empresas de pequeno porte poderiam alcançar faturamento de até R$ 8,69 milhões.

O presidente da CACB, da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Alfredo Cotait Neto, afirmou que a atualização é necessária para evitar a migração de empreendedores para regimes mais complexos ou para a informalidade. “O que nós precisamos é conscientizar os nossos políticos da importância da aprovação do aumento do limite do Simples Nacional. Sem isso, as empresas ou vão mudar o seu regime ou vão para a informalidade.”

Criado para simplificar o pagamento de tributos e estimular o empreendedorismo, o Simples Nacional reúne diversos impostos em uma única guia e é hoje o principal regime tributário para pequenos negócios no país.

Os limites de faturamento, em vigor desde 2018, são:

  • R$ 81 mil por ano para o Microempreendedor Individual (MEI)
  • R$ 360 mil para microempresas (ME)
  • R$ 4,8 milhões para empresas de pequeno porte (EP) 
     


Fonte: Brasil 61

quarta-feira, 17 de junho de 2026

REDUZIR O CONSUMO DE AÇÚCAR PODE AUMENTAR SUA VIDA EM ATÉ 10 ANOS

 



Sabia que cortar o açúcar pode não só melhorar sua saúde, mas também prolongar sua vida? 🍬👋 Segundo especialistas, reduzir a ingestão de açúcar pode aumentar sua expectativa de vida em até 10 anos! 🎉 Isso porque o excesso de açúcar está ligado a doenças graves como câncer, Alzheimer, doenças cardíacas e obesidade. Além disso, uma dieta com menos açúcar diminui a inflamação no corpo e melhora a qualidade de vida, especialmente para quem tem mais de 50 anos. 💪

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é consumir menos de 25 gramas de açúcar por dia – o que equivale a cerca de 6 colheres de chá. 🔍📉


📸 Foto Reprodução


💬 Você já pensou em reduzir o consumo de açúcar? Conte nos comentários e compartilhe com aquele amigo que precisa dar um up na saúde! 👇


#Saúde #Longevidade #SemAçúcar #FolhaDeGoias #BemEstar #VidaSaudável

segunda-feira, 15 de junho de 2026

35ª Corrida do Fogo celebra 170 anos do CBMDF em Brasília

 

Com 8 mil inscritos, edição histórica ocupou a Esplanada dos Ministérios, bateu recorde de participação e estreou categoria para transplantados (Fotos: @eixoprodutora)

Cerca de 15 mil pessoas acompanharam, no último domingo, 14 de junho, a 35ª Corrida do Fogo, realizada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A edição reuniu mais de 8 mil corredores, além de familiares e admiradores do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), em uma celebração ao esporte, à saúde e aos 170 anos da corporação.

Com percursos de 5 km e 10 km, a prova teve todas as inscrições esgotadas com mais de 60 dias de antecedência, estabelecendo um novo recorde. A arena recebeu atletas civis, bombeiros militares da ativa e veteranos, pessoas com deficiência, corredores com 60 anos ou mais e transplantados.

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão, e o deputado distrital e bombeiro militar veterano Roosevelt Vilela participaram do percurso de 5 km.

“Correr com os bombeiros tem um gosto muito especial. Isso nos aproxima e demonstra o respeito do Governo do Distrito Federal por uma instituição que tanto orgulha a população”, afirmou Celina Leão.

Roosevelt Vilela lembrou que sua ligação com a prova começou nas primeiras edições, quando colaborava com a organização. Neste ano, também contribuiu para o evento por meio de emenda parlamentar. “A corrida tem tudo a ver com o Corpo de Bombeiros. Nossa atividade exige preparo físico e promove saúde não apenas entre os militares, mas em toda a comunidade”, destacou.

O comandante-geral do CBMDF, coronel Moisés Alves Barcelos, ressaltou o simbolismo da edição. “Celebramos os 170 anos do Corpo de Bombeiros e os 35 anos da corrida, incentivando o esporte, a saúde e a integração com a sociedade. Para 2027, nossa meta é chegar a 10 mil participantes”, anunciou.

À frente da organização, o comandante do Centro de Capacitação Física do CBMDF, tenente-coronel Fernando Dias de Moura, destacou a satisfação com o resultado. “Batemos o recorde de inscritos e esgotamos as 8 mil vagas com mais de 60 dias de antecedência. Ver a arena cheia, os corredores participando e o público feliz é muito gratificante”, afirmou. Segundo ele, as primeiras novidades da próxima edição devem ser divulgadas nas próximas semanas.

Destaques nos pódios

Além dos troféus, os três primeiros colocados, nos gêneros feminino e masculino, das categorias Público Geral, Bombeiro Militar e Bombeiro Militar Veterano receberam premiação em dinheiro nos percursos de 5 km e 10 km. Os campeões ganharam R$ 1 mil; os segundos colocados, R$ 700; e os terceiros, R$ 500.

Nos 5 km do Público Geral, o pódio feminino foi formado por Thalyta Fraga Soares, Maria Gabriela Jesus de Souza e Luiza Giovenardi Goretti. No masculino, os três primeiros foram Daniel dos Santos, Samuel Gomes Vieira da Silva e Roque Lane de Almeida Lara. Entre os bombeiros militares da ativa, venceram Silvia de Araujo Jacomo, Paula Cristina de Deus Dini e Mariana da Costa Alves, no feminino, e Fellipe Antonio Eloi Miranda, Cezar Souza Barbosa e Romualdo Lima de Medeiros, no masculino.

Inclusão com nova categoria

A edição de 2026 ampliou o compromisso da Corrida do Fogo com a inclusão ao estrear a categoria Transplantados, nos 5 km, para homens e mulheres. A novidade se soma às categorias destinadas a pessoas com deficiência e atletas com 60 anos ou mais, ampliando a representatividade na prova.

“Foi muito especial. É a primeira corrida em Brasília que abre uma categoria para transplantados. Iniciativas assim incentivam quem passou por um transplante a se manter ativo. Eu não corro para competir, corro para participar, e isso já tem uma importância enorme”, relatou a corredora Andreia Mesquita.

Realizada pelo CBMDF, em parceria com o CECAF, o Clube dos Bombeiros de Brasília a Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, a Corrida do Fogo de 2026 contou com o importante apoio de empresas e instituições locais: Alpha Co, Vitafor, Proasa Saúde, Lotus, Rede D’Or, Correio Braziliense e Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas (SBH), representada pela Domed, Hospital Anchieta e Hospital Daher Lago Sul, Riacho Tintas e Coral Tintas.

Fonte: https://blogdoamarildo.com.br/  E CBM DF

domingo, 14 de junho de 2026

PIX GANHA STATUS DE ALTO RENOME E TERÁ PROTEÇÃO ESPECIAL DE MARCA

 



O governo federal registrou o Pix como uma marca de alto renome junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). 

A medida foi anunciada nesta quarta-feira (10) pelo ministro em exercício do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão.

Com o novo status, o sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central passa a ter uma proteção jurídica especial e ampliada no mercado nacional.


📸 Marcello Casal Jr/Agência Brasil

📲 Mais informações no site band.com.br


#BandJornalismo

CNI entrega agenda para 2050 aos presidenciáveis

  Propostas defendem aumento da produtividade, fortalecimento da indústria e redução do Custo Brasil para melhorar o ambiente econômico e a ...

Popular Posts