O governador Ronaldo Caiado participou do início da imunização Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros de Goiás
Goiás deu início hoje a vacinação contra a Covid-19 a todos os profissionais. Governador Ronaldo Caiado, que também é médico, acompanhou e imunizou representantes de cada força de segurança pública do Estado
Começou nesta segunda-feira, 29/03, a campanha de vacinação dos profissionais da segurança pública de Goiás. Na capital o início da imunização aconteceu na Academia da Polícia Militar, no Setor Universitário, e contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, que imuniziou o representate de cada força de segurança pública do Estado.
A estimativa é de que cerca de 5 mil profissionais acima de 51 anos sejam imunizados em todo Estado nesta primeira fase. De acordo com a Resolução n° 030/2021, da Coordenação da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Goiás (CIB), publicada no Diário Oficial do Estado, na última quarta-feira (24/03), 5% do quantitativo de vacinas contra Covid-19 das remessas enviadas ao Estado pelo Ministério da Saúde, a partir da data, começa a ter direcionamento para utilização nos trabalhadores das forças de segurança.
"A princípio, vamos imunizar os profissionais acima de 51 anos e a medida que forem chegando novas doses, 5% vão vir para as forças de segurança, nós vamos reduzindo a faixa etária, até completarmos todo o nosso quadro profissional da ativa. Nesta primeira fase, são 1.250 na capital e cerca de 5 mil em todo o Estado", informou o secretário estadual da segurança pública Rodney Miranda.
De acordo com ele, em Goiânia a imunização será concentrada na Academia da Polícia Militar, já no interior, a aplicação das doses está sendo feita de acordo com logística de cada cidade.
"Em Goiânia será concentrado na academia. Os profissionais da ativa terão que se apresentar fardados ou com identificação profissional. No interior, cada comandante regional fez contato com as Prefeituras, mas também iniciou hoje", disse ele.
Ainda segundo Rodney, atualmente cerca de 20% dos profissionais estão afastados. "20% do efetivo afastado ou em comorbidade, ou em quarentena, e a tendência é esse número diminuir à medida que forem imunizados", contou.
O secretário informou ainda que a prioridade neste momento é a imunização dos profissionais da ativa. "Os da reserva serão vacinados no calendário normal. Essa priorização é para aqueles que estão na ativa, na linha de frente no enfrentamento tanto da violência, quanto da pandemia", explicou.
O governador do Estado, Ronaldo Caiado, também participou do início da campanha e se emocionou ao falar sobre mais um passo que o Governo está dando no combate e enfrentamento da Covid-19.
"As nossas forças de segurança foram duramente penalizadas com o percentual de contaminação e, infelizmente, um número de óbitos de 47 policiais que nos deixaram e que tiveram as vidas ceifadas. São pessoas que estão diariamente tratando e orientando para que não haja aglomeração, impedindo que haja eventos clandestinos, recebendo em delegacias, combatendo a criminalidade", disse ele.
Outros grupos prioritários
Ronaldo Caiado informou ainda que o Governo de Goiás está analisando a possibilidade de aumentar o grupo prioritário de vacinação para os profissionais da educação, motoristas do transporte coletivo e assistências sociais.
"Queremos retornar as aulas presenciais, temos que ter uma atenção especial com os professores. O pedido de motoristas, principalmente de coletivo, diante da posição que eles estão expostos ali. Nós estendemos o tanto que é importante as assistentes sociais, que estão em contato com as pessoas, visitando suas casas. Se nós tivéssemos aqui o suficiente nós atenderíamos todos, mas podem ficar sabendo que iremos atender a todos com as prioridades que devem ser dadas", conto
FONTE: https://noticiasgoias.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário